Image
21 dezembro, 2018
Comentários

Educação de BM e ArcellorMittal entregam óculos do Projeto Ver e Viver

Iniciativa checou e tratou a visão de quase 900 alunos do Colégio Municipal Washington Luiz e Ciep 054 – Profª Maria José Machado de Carvalho



A Secretaria de Educação de Barra Mansa e a ArcelorMittal entregaram na manhã desta sexta-feira (21), 53 óculos do Programa Ver e Viver a alunos da rede municipal de ensino. O evento foi realizado no Colégio Municipal Washington Luiz, temporariamente instalado no Ciep 485, no bairro Bom Pastor. A vice-prefeita, Fátima Lima, o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o subsecretário da pasta, Ricardo Rosas, a coordenadora da Educação Básica, Saionara Maciel, o gerente de RH da empresa, Erick Felipe Marques, além dos pais e responsáveis acompanharam a atividade.

Na ocasião, Fátima Lima destacou a importância das parcerias firmadas com empresas comprometidas com o município e o bem estar da comunidade. “Nossos professores tiveram a oportunidade de receber capacitação em acuidade visual visando o encaminhamento dos alunos com possibilidade de apresentar problemas de visão à consulta com especialista”, destacou a vice-prefeita, ressaltando que a boa visão impacta diretamente no desempenho escolar de uma criança.

Este é o primeiro ano que o Projeto Ver e Viver é desenvolvido em Barra Mansa. Segundo o gerente de RH, Erick Felipe Marques, houve um grande envolvimento da Secretaria de Educação, direção escolar e professores. “Em geral, a implantação e desenvolvimento do projeto ocorre no prazo de um ano, aqui em Barra Mansa, foi realizado em quatro meses. Esperamos que em 2019 essa parceria continue e seja ampliada para outras áreas”, disse.



Através do projeto Ver e Viver educadores foram capacitados para realização da triagem de 896 alunos do Colégio Municipal Washington Luiz e Ciep 054 – Profª Maria José Machado de Carvalho, situado no bairro Vila Maria. Desse total, 292 foram encaminhados para as consultas. A Fundação ArcelorMittal contratou oftalmologistas, garantiu transporte, apresentou a opção de 300 armações modernas e arrojadas e doou os óculos para 53 alunos que apresentaram problemas de visão.

Juradir Benedito Cassiano, pai de Sulamita Nascimento Cassiano, 10 anos, aluna do 5º ano do Ciep 54, relatou que desconhecia o problema de visão da filha. Adriele Santiago, mãe da aluna Ketlin Santiago Rodrigues, 8 anos, cursando o terceiro ano, também disse que não sabia que a filha precisa usar óculos. “Ela estava apresentando dificuldades na escola. Acredito que agora esse problema será superado”.

VER E VIVER - O projeto foi criado em 1997 na ArcelorMittal Piracicaba e foi replicado para mais de 20 cidades brasileiras desde 2000. Desde então, mais de 200 mil alunos foram submetidos a testes de acuidade visual, com quase 12 mil óculos entregues. Em 2018, é o primeiro ano que a iniciativa está sendo desenvolvida na região Sul Fluminense.



A Fundação ArcelorMittal Brasil visa contribuir para a formação de jovens e adolescentes a fim de que se tornem cidadãos mais conscientes, produtivos e participantes. A entidade atua nas áreas da educação, cultura e promoção social, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas por ano. Todos os programas da Fundação ArcelorMittal Brasil refletem a filosofia da empresa em transformar o amanhã, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e levando em consideração a qualidade de vidas das gerações futuras.

Comentários