Educação de Porto Real realiza homenagem às escolas municipais contempladas pelo Ideb
Foi realizada na sexta, 06, no Horto Municipal, a solenidade de entrega das menções honrosas aos educadores das Escolas Municipais de Porto Real pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. Criado em 2007 ele reúne em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O cálculo é feito a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Porto Real somou 6,3 de nota nos Anos Iniciais no IDEB 2023, ou seja, acima da média nacional (5,7) e da estadual (5,5). Isso o colocou em 1º lugar no Sul Fluminense e em 7º em todo o Estado do Rio de Janeiro. Sobre os Anos Finais, com a nota 4,9, Porto Real ficou na 4ª colocação na região Sul Fluminense e na 19ª a no Estado do Rio de Janeiro, com resultados também acima da média nacional e estadual. Em comparação com o ano de 2019, os números referentes aos Anos Iniciais subiram cerca de 8,62%.
“Quando recebi a ligação do vice-governador, parabenizando e anunciando o resultado do Ideb, fiquei muito emocionada. Isso é o trabalho de uma equipe integrada e empenhada em suas funções.Só agradecer pela união de todos no mesmo propósito, que é ofertar aos estudantes uma educação de qualidade. Educadores e estudantes estão o tempo realizando um belíssimo trabalho, comprometidos em trazer bons resultados aos nossos indicadores”, comentou a secretária de Educação Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira de Souza.
Ideb
O maior índice foi a Escola Municipal Professora Eliana Provazi (6,9); seguida por Sebastião Barbosa de Almeida (6,7); José Ferreira da Silva (6,1); Marina Graciani Fontanezzi (5,7); Cruz e Souza (5,4); Maria Hortência Nogueira (5,3) e CIEP 487 (4,3).
Comentários