Image
23 março, 2018
Comentários

Efetivo de policiais do Proeis dobra em Angra

A quantidade de vagas será ampliada para 46 e outros bairros passarão a contar com reforço no policiamento

A Prefeitura está providenciando um reforço na segurança da cidade. Nos próximos dias, as vagas oferecidas no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que possibilita a contratação voluntária de policiais militares, durante suas folgas, para o reforço da segurança no município, serão ampliadas das atuais 22 para 46. Com isso o programa será levado a outros bairros e, em alguns locais, o policiamento também será realizado no período da noite.

- Teremos praticamente o mesmo efetivo do policiamento da Polícia Militar em Angra, em dias normais. Isso permitirá que nossa cidade tenha condições de auxiliar a polícia, aumentando sua ostensividade e a presença em todas as regiões – afirmou o superintendente de Segurança Pública, Major Seixas.

No momento, os policiais do Proeis atuam nas áreas comerciais do Centro, Japuíba, Frade, Parque Mambucaba, Vila do Abraão e no Hospital Geral da Japuíba. De acordo com a Superintendência de Segurança Pública, em todos esses locais há uma boa procura e o preenchimento das vagas está em cerca de 80%, sendo que em algumas ocasiões há uma procura maior e 100% das vagas são preenchidas.

Nas comunidades onde o Proeis já existe, haverá um aumento no número de vagas, já que o programa passará a funcionar também no período noturno. Outra boa notícia é que os bairros de Monsuaba, Bracuí, Balneário, Jacuecanga e Garatucaia também passarão a ser contemplados com o reforço no policiamento. Parte desses policiais vai utilizar viaturas que a prefeitura vai comprar e deixará a disposição do Proeis para melhorar a segurança da cidade.

Atualmente o governo municipal gasta cerca de R$ 86 mil por mês, de recursos próprios, com o pagamento dos policiais do Proeis.

- Em breve, com a entrada em funcionamento do Fundo Municipal de Segurança Pública, contaremos com o apoio de empresários que queiram efetivamente participar desse projeto de retomada da segurança em nossa cidade, já que um dos focos do fundo é o apoio ao funcionamento do Proeis – explicou o Superintendente de Segurança Pública.

Diminuição nos crimes

De acordo com dados da Superintendência de Segurança Pública, entre janeiro e setembro de 2017, a média de roubos a transeuntes, nos bairros atendidos atualmente pelo Proeis, foi de 5,04. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro do ano passado, período em que o programa já estava em funcionamento na cidade, esta média caiu para 2,3.

O empenho da prefeitura em pagar em dia esses policiais, bem como o apoio da comunidade angrense ao projeto, principalmente os comerciantes, faz com que Angra dos Reis seja a cidade com o maior percentual de procura em todo o estado.


Comentários