Eleições: Brasil elegerá 58 mil vereadores em 2024
Geraldo Alckmin, José Serra, Marcelo Crivella, Gilberto Kassab, Romero Jucá e Raimundo Colombo são alguns dos políticos que contaram com a expertise de Marcelo Vitorino em suas campanhas eleitorais. Com mais de 20 anos de experiência, o especialista em marketing político e eleitoral lança agora o livro Seja Vereador. Publicada pela Matrix Editora, a obra apresenta o caminho para vencer uma eleição com poucos recursos e até mesmo sem equipe.
A busca pela vereança costuma ser o primeiro passo daqueles que almejam uma carreira política e também sonho de quem acredita no potencial dos cargos eletivos para o fomento da participação popular em decisões importantes. Garantir cadeira numa Câmara Municipal, no entanto, é tarefa que exige, além de comprometimento, um plano eficiente de comunicação, capaz transmitir com clareza aos eleitores valores, posicionamentos, projetos e prioridades.
Neste lançamento, Vitorino mostra o que funciona e o que não funciona na disputa eleitoral. Cada capítulo reúne ensinamentos do que fazer para garantir uma campanha bem-sucedida e aumentar as chances de vitória. Os conceitos políticos e eleitorais básicos, as fases da disputa, orientações sobre construir uma rede de relacionamentos e criar conteúdo segmentado são alguns dos tópicos abordados com profundidade.
Conhecer o eleitorado é essencial para saber exatamente quais argumentos utilizar para conquistar eleitores, de acordo com o perfil e público prioritário definido. Por isso, o especialista descreve também, com base em pesquisas, o que se passa na cabeça do eleitor e responde perguntas como: “O que ele busca em um candidato?”, “Como usa a internet?” e “Quais critérios utiliza para definir o voto?”.
Além da teoria robusta, o especialista apresenta lições práticas para alçar o cargo de vereador, com mapa de ações e diretrizes para montar a estrutura da campanha, fazer levantamento de informações, construir argumentos, identificar públicos prioritários e definir a ideologia da candidatura. Há, ainda, uma extensiva gama de exemplos, bem detalhados, de candidaturas com diferentes vertentes políticas, para inspiração e norte.
Seja Vereador, que conta também com a colaboração das especialistas em comunicação e marketing político, Natália Mendonça e Fabiana Vitorino, é leitura indispensável para aqueles que desejam vencer uma eleição mesmo que sozinhos e/ou sem muitos recursos. Com um passo a passo detalhado, exemplos ilustrativos e orientações práticas, esta obra se destina a aspirantes a vereador que desejam criar vínculos fortes e duradouros com os eleitores, aumentando as chances de sucesso na disputa eleitoral.
Comentários