02 outubro, 2018
Comentários

Em parceria com a INB, Prefeitura oferece aos moradores de Itatiaia qualificação profissional gratuita no Senai Resende

Aula inaugural do projeto ‘Saber Mais’ começou nesta segunda e já conta com 45 alunos do município

O projeto “Saber Mais”, uma parceria entre a Prefeitura de Itatiaia e de Resende, junto às Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Resende realizou nesta segunda-feira, dia 2, a aula inaugural para receber os futuros estudantes e dar boas-vindas e orientações sobre os cursos.

Do total de 76 alunos que passaram na seleção para a entrada nos cursos gratuitos, 45 deles são do município de Itatiaia. Entre eles, o Jeferson de Paula Cabral, de 29 anos, que se inscreveu no curso de Eletricista Automotivo e falou sobre as expectativas a serem alcançadas.

– Esse curso eu já queria fazer a bastante tempo e nunca consegui porque ele é muito caro, custa em torno de uns 2.5 mil reais, isso sem contar os custos com a passagem e alimentação, que aqui no curso, também vamos receber inclusos. No momento estou desempregado e como sempre tive interesse nesta área, agora quero agarrar essa oportunidade e quem sabe mais para frente abrir o meu próprio negócio – diz o aluno.

– O nosso trabalho é o resultado da credibilidade que a atual gestão vem tendo – afirma o prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes.

A gerente operacional da Firjan/Senai Resende, Maria do Carmo Novais também falou sobre a trajetória da parceria que tem inserido profissionais mais capacitados no competitivo mercado de trabalho.

– Essa é uma parceria solida. Para se ter uma ideia, já é a sexta turma que formamos, e o principal objetivo é desenvolver e capacitar jovens da região de Resende, Itatiaia e adjacências, para que eles tenham a chance de adquirir uma boa oportunidade – diz Maria.

Além de preparar e capacitar novos profissionais para a entrada no mercado de trabalho, o curso ainda ensina educação comportamental e hábitos relacionados à disciplina, e treinamento nas funções práticas.

Para Jennifer Oliveira, de 24 anos, aluna da formação em Eletricista Predial, o curso será mais um complemento ao que ela já tem se dedicado na faculdade. A dificuldade na busca pela primeira oportunidade de trabalho poderá ser amenizada com um currículo mais valorizado no mercado.

– Na seleção fizemos uma prova no NEQ, e eu queria muito essa oportunidade. Fiquei muito feliz quando passei. Agora vou mergulhar de cabeça e estudar muito para conquistar o meu primeiro emprego. Escolhi o curso por causa da minha área que é em Engenharia de Controle de Automação. E mais tarde pretendo fazer também uma pós – ressalta a estudante.

Na área de Elétrica de Automóveis, por exemplo, que compreende os cursos profissionalizantes de Eletricista de Automóveis; e Instalação de Equipamentos de Som e Alarme em Automóveis, os alunos aprenderão como fazer a manutenção, dar apoio operacional e desenvolver as habilidades técnicas para instalar componentes de som e alarme em automotivos, seguindo as normas de qualidade e segurança, no respeito ao meio ambiente.

O aluno que optar pela área de Elétrica Predial, composta pelos cursos de Fundamentos de Eletricidade, NR-10 e Instalação de Sistemas Elétricos Prediais irá receber uma capacitação em fenômenos eletrostáticos, eletrodinâmicos, magnéticos, eletromagnéticos, sistemas elétricos prediais e industriais, e controle de riscos, como combate a princípios de incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes.

Na ocasião, estavam presentes o prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes; o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Imberê Moreira Alves; o coordenador de Comunicação da INB, Mário Moura e a coordenadora de educação profissional da Firjan/Senai de Resende, Patrícia Paes, além de demais autoridades.

Comentários