05 outubro, 2015
Comentários

Em votação recorde, conselheiros tutelares são eleitos em Barra Mansa

Eleitos tomarão posse em janeiro de 2016 e ficarão no cargo até 2019

O Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Barra Mansa realizou neste domingo, dia 04, a eleição para os novos conselheiros tutelares do município. A votação aconteceu de 08h às 17h, no CEI (Centro de Educação Integrada) Vieira da Silva, no Centro, e teve recorde de participação popular: ao todo, foram registrados 2.223 votos. Vinte e três candidatos concorreram ao pleito, que elegeu cinco conselheiros e cinco suplentes. Os escolhidos tomarão posse em janeiro de 2016 e ficarão no cargo até 2019.

O prefeito Jonas Marins, ao lado da primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Maria José Cezar, foi um dos primeiros a votar. “Fiz questão de comparecer à votação, pois reconheço que a função pública de conselheiro tutelar é de grande relevância na defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente”, declarou o prefeito.

A promotora da Infância e Juventude de Barra Mansa, Carolina Naciff, e o promotor de Justiça Diogo Erthal, acompanharam toda a votação. Organizado pela comissão eleitoral do CMDCA, o pleito envolveu cerca de 60 voluntários. “Este ano, pela primeira vez, o processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares foi unificado em todo o país. O objetivo foi chamar a atenção dos cidadãos para a importância do papel do Conselho Tutelar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ficamos muito felizes com o comparecimento dos eleitores em Barra Mansa e agradecemos o apoio da prefeitura na divulgação da eleição”, comentou a promotora, informando que os conselheiros eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016.

Incidente – No período da tarde, por volta das 15h40, uma eleitora chegou ao local de votação sentindo-se mal. Levada pela equipe de apoio do CMDCA para uma sala com ar refrigerado, ela recebeu assistência da Guarda Municipal e de alguns voluntários enquanto aguardava a chegada de uma ambulância do Corpo de Bombeiros. “Infelizmente, a senhora veio a óbito na Santa Casa, para onde foi levada pelos bombeiros. Lamentamos muito pelo ocorrido, mas deixamos claro que tudo que estava ao nosso alcance foi feito para preservar a vida da eleitora”, esclareceu a promotora de Justiça.

Confira os nomes dos conselheiros titulares e suplentes eleitos.

Titulares
- Ana Maria Valva Duque: 182 votos
- Marinilda da Silva Lopes: 179 votos
- Vanea dos Santos Faria: 178 votos
- Adriana Cristina da Costa: 155 votos
- Isabela Cristina de Carvalho: 142 votos

Suplentes
- Telma Maria de Souza Ribeiro: 137 votos
- Sandra Maria Cunha: 131 votos
- Nadson Blenner Rodrigues: 114 votos
- Maria José Barcellos: 106 votos
- Tungstênio Costa Machado: 92 votos

Comentários