03 dezembro, 2018
Comentários

Empresários do Sul Fluminense são os mais pessimistas do estado do Rio

Os empresários do Sul Fluminense são os mais pessimistas comparado ao restante do estado do Rio, é o que revela a quarta edição do ‘Retratos Regionais: Cenário Econômico’, divulgado nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A confiança dos industriais da região depende, além da melhora na economia, de medidas do próximo governo em relação às reformas tributária e previdenciária. Na pesquisa, especialistas da Federação das Indústrias analisaram dados exclusivos sobre os 17 municípios da região, além dos cenários econômicos internacional, do Brasil e do Estado do Rio.



A Sondagem Industrial mostra que, em setembro, a indústria do Sul Fluminense continuou apresentando queda na produção, semelhante ao observado no estado do Rio. Apesar de ter reduzido o estoque, o volume de vendas foi menor do que os empresários esperavam. Dentre os entraves que impactam a recuperação, a carga tributária, a demanda insuficiente e a taxa de juros elevada, foram os itens mais apontados na pesquisa.



Nesse cenário de lenta recuperação da atividade econômica, os industriais continuam pessimistas quanto a novos investimentos. A situação financeira das empresas, a lenta recuperação da atividade econômica, principalmente no estado, e as incertezas em relação ao próximo governo manteve a maioria dos empresários céticos em aumentar a capacidade produtiva de suas indústrias.



Em relação a situação financeira, a principal queixa dos empresários na pesquisa é a dificuldade de acesso ao crédito e a baixa margem de lucro. Na medida que as empresas não conseguem vender, elas têm dificuldades em ter dinheiro em caixa e, sem garantias, a taxa de juros do crédito fica ainda mais elevada.



De acordo com o presidente da Firjan Sul Fluminense, Antônio Carlos Vilela, apesar da expectativa de que os novos governos, federal e estadual, priorizem as reformas tributária e previdenciária, a recuperação da atividade econômica é decisiva para que haja melhora na geração de empregos. “Todo empresário, hoje, acredita que para haver melhora no quadro de empregados, precisa ter confiança que o mercado se estabilizou e que o país está realmente em crescimento”, ressalta.



A quarta edição da pesquisa ‘Retratos Regionais: Cenário Econômico’, com dados econômicos do cenário internacional, do Brasil, estado do Rio e região Sul Fluminense, pode ser assistida na íntegra através do Youtube Live. O link de acesso é https://goo.gl/ydLXbt .

Comentários