14 fevereiro, 2019
Comentários

Encontro em Quatis reunirá Conselheiros Tutelares de 14 cidades

Conselheiros tutelares das regiões sul fluminense e da costa verde participam nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, de 8 às 16 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, do XIX Encontro Regional do Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande. O evento será realizado pela ACERTERJ (Associação de Conselheiros Tutelares e ex-conselheiros do Estado do Rio de Janeiro), através do escritório regional do Médio Paraíba e da Baía da Ilha Grande, em parceria com a Prefeitura de Quatis, via Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Uma das atividades previstas pela programação é a palestra a respeito do tema “Conselho Tutelar: o que é? As verdadeiras funções e atribuições do conselho tutelar e as novas deliberações da nova diretoria”. A palestra, que se iniciará às 9h40m, vai ser proferida pelo diretor da ACETERJ, Waltair do Nascimento, ex-integrante do conselho tutelar de Angra dos Reis. A programação prevê ainda o credenciamento dos participantes (8 horas); composição da mesa principal e cerimônia de abertura (9 horas); debate (11h10m); intervalo para almoço (meio-dia); e retomada com os conselheiros para análise de casos acompanhados pelos conselheiros tutelares (14 horas), seguida pelo encerramento.

Os encontros regionais são realizados normalmente uma vez a cada dois meses, com o objetivo de fortalecer a integração entre os conselheiros tutelares de todas as 14 cidades     que compõem a representação regional do Médio Paraíba e da Baía da Ilha Grande.

Os municípios integrantes são os seguintes: Quatis, Barra Mansa, Porto Real, Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Itatiaia, Mangaratiba, Paraty, Pinheiral, Piraí, Resende e Rio Claro. Em fevereiro do ano passado, a cidade de Quatis já tinha sediado um encontro regional dos conselheiros tutelares. O encontro de 2018 contou ainda com a participação do prefeito Bruno de Souza (MDB).

Em Quatis, o conselho tutelar se localiza na Rua Francisco Balbi 239, próximo ao Hospital São Lucas, no Centro da cidade. Os conselheiros da cidade trabalham em regime de plantão, nos horários de 8 às 12h30m, de 12h30m às 17 horas e de 17 horas às oito horas da manhã seguinte (dias úteis, sábados, domingos e feriados).

Os conselheiros tutelares têm como atribuições trabalhar pelo respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que entrou em vigor em 1990, além de participar das discussões voltadas às políticas públicas destes dois segmentos da população.

- É com muita satisfação que o Município de Quatis acolhe novamente os conselheiros tutelares da nossa região para a realização de mais um encontro com o objetivo de fortalecer e aprimorar ainda mais o trabalho destes cidadãos que atuam no sentido de que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam permanentemente assegurados – disse o prefeito Bruno de Souza, frisando que a ampliação dos programas de inclusão social tem sido uma das prioridades da atual administração municipal a favor das crianças e dos adolescentes.

Comentários