Entidades de Barra Mansa lançam campanha de prevenção e combate à Covid-19
A campanha “Comércio Consciente. Todos contra a Covid-19” é resultado da união de forças entre a CDL Barra Mansa, Aciap, Sicomércio e Prefeitura Municipal
A chegada das primeiras vacinas nos municípios sinaliza a esperança. Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até que a pandemia da Covid-19 se torne, de fato, uma lembrança do passado. Em Barra Mansa, o passo mais importante para o fim novo coronavírus foi dado na última terça-feira, dia 19, com a chegada do primeiro lote das vacinas, com 2.255 doses. Nesta primeira fase, o imunizante será destinado a idosos que vivem em instituições de longa permanência para idosos (LPI), pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.
Enquanto a vacinação não é estendida aos demais grupos, as entidades representativas do comércio barra-mansense reforçam a necessidade permanente das medidas de prevenção. A campanha “Comércio Consciente. Todos contra a Covid-19” é assinada pela CDL Barra Mansa, Aciap e Sicomércio, e conta com o apoio da Prefeitura. O objetivo é conscientizar a população para que não afrouxe os cuidados e ajude a evitar que haja novas restrições nas atividades econômicas no município.
“Ao longo de todo o ano passado, um dos maiores desafios para o varejo foi se adaptar à nova realidade. As lojas precisaram reforçar os procedimentos de segurança e buscar alternativas para que as vendas continuassem, de forma segura, sem prejudicar a saúde das pessoas e dos negócios”, explicou o presidente da CDL Barra Mansa, Leonardo dos Santos. Segundo o empresário, a campanha será permanente até que a Covid-19 não represente mais riscos à saúde pública. “Nosso comércio precisa da sua ajuda. Respeite as medidas de prevenção. Seja uma empresa que se preocupa com a saúde e economia local”, é o que orienta a campanha de conscientização das entidades.
A divulgação da campanha “Comércio Consciente. Todos contra a Covid-19” está estampada nas redes sociais, nos canais de comunicação junto aos associados das entidades e nos outdoors, a fim de que sirva o alerta de que as medidas preventivas não podem parar. “Diante do cenário atual, estamos tomando todas as medidas e fazendo o nosso dever de casa. A população também precisa estar junto conosco ajudando no combate à Covid-19. Precisamos manter essa prática ativa no nosso comércio e na cidade!", reforça o presidente da CDL Barra Mansa. A entidade vem utilizando suas redes sociais e outros canais de comunicação para alertar os comerciantes. E a estratégia tem dado certo!
“A CDL sempre atenta e ativa na cidade, mais uma vez nos apoia nesse desafio, e essa conscientização é muito importante a todo momento. Aqui na loja os cuidados que estamos tomando são que todos os funcionários e clientes devem sempre usar máscara de proteção, usando álcool gel que está disponível tanto na entrada da loja e perto do caixa. Além disso, por sermos uma loja pequena, quando já temos três clientes dentro da loja, pedimos para que os próximos esperem na porta até que outro cliente saia, evitando aglomeração. Todos juntos fazendo sua parte, vamos vencer”, acredita o comerciante Ricardo Oliveira, proprietário da Camisaria AM.
Barra Mansa tem hoje quase 7.600 casos positivos da doença e já registrou 235 óbitos. Vale lembrar que o município é o único do Sul Fluminense a realizar testagem em massa, de maneira descentralizada, uma medida que, segundo a prefeitura, tem impactado positivamente sobre a redução do quantitativo de infectados e contribuído no controle da rede municipal de saúde. A cidade também assinou dois protocolos de intenção de compra de vacinas, com o Instituto Butantã e com a FioCruz e se antecipou na compra de 75 mil kits de agulhas e seringas para o início do procedimento de vacinação.
Comentários