17 agosto, 2016
Comentários

Entidades de Barra Mansa se unem para criação de fórum

Primeira ação do grupo serão encontros com candidatos a prefeito

Unir a sociedade em prol de um projeto único que traga crescimento social e econômico para Barra Mansa. Esse é o principal objetivo do Fórum de Desenvolvimento de Barra Mansa. A iniciativa, inspirada no modelo de Volta Redonda, reúne entidades empresariais, sociais e educacionais que atuarão juntas no planejamento e execução de ações que ajudem a construir o futuro da cidade. Nesta semana, representantes da ACIAP BM, CDL BM, Sicomércio BM, UBM, Firjan, Sindicato Rural de Barra Mansa e Sulcarj se reuniram na sede da ACIAP BM para traçar as primeiras ações do Fórum.

O presidente da ACIAP BM, Rafael Milton Teixeira Júnior, apresentou aos participantes do encontro um resumo da viagem que fez a cidade paranaense de Maringá, no início deste mês, para conhecer o projeto “O futuro da minha cidade’. “Junto com representantes de entidades de Volta Redonda e da CDL BM e Sicomércio BM, estive em Maringá para conhecer o projeto e identificar de que maneira nós, enquanto entidades empresariais, podemos contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, contou Rafael.

“Verificamos de perto que é possível construímos uma cidade melhor. Ficou evidente que não basta focar em apenas uma área, precisamos ampliar o nosso olhar e direcionar os esforços para o bem comum”, ressaltou Alício Camargo, presidente da CDL BM, que também foi conhecer a experiência de Maringá.

Depois de conhecer algumas ações do projeto paranaense, o grupo debateu as primeiras atividades. Foi decidido que no próximo mês, o Fórum vai se encontrar com os candidatos a prefeito de Barra Mansa para apresentar o projeto e conhecer os planos de governo de cada um. “Em anos de eleição, cada entidade costuma promover encontros com os candidatos para conhecer as propostas. Este ano, iremos fazer diferente: vamos promover um único encontro com eles por meio do Fórum”, explicou Arivaldo Corrêa Mattos, diretor do Sulcarj. “Assim esperamos ter mais dinamismo nos encontros e focar as discussões no que consideramos realmente mais relevante”, completou.

Os encontros acontecerão nos dias 06, 12, 21 e 22 de setembro. “Faremos os sorteios dos candidatos ainda esta semana. Nossa intenção é ouvir dois candidatos por dia, em horários separados” explicou Rafael, ressaltando que os painéis serão direcionados para os associados das entidades que fazem parte do Fórum.

“Acreditamos que as eleições municipais são a oportunidade que o cidadão tem para interagir e interferir diretamente no processo de construção da cidade que deseja. Esse envolvimento enriquece o debate político e amplia a responsabilidade social do cidadão, que se torna mais apto a fiscalizar os candidatos eleitos e a execução das promessas de campanha. Por isso, acredito que os painéis serão uma excelente chance para os associados às entidades conhecerem as propostas para gestão futura de Barra Mansa”, comentou José Marciano, presidente do Sulcarj.

Comentários