Image
28 setembro, 2022
Comentários

Entrevista com o deputado estadual Gustavo Tutuca

Breve apresentação do candidato

Sou Gustavo Tutuca, casado, pai de três filhos e deputado estadual eleito por três mandatos consecutivos, em 2010, 2014 e 2018. Aprendi política dentro de casa, com meu pai, o prefeito Tutuca, de quem herdei o apelido e muitas lições. Foi com ele que percebi que a política séria, bem feita, muda a vida das pessoas. No poder executivo, fui secretário de Estado em duas oportunidades. Na primeira, entre 2015 e 2016, na pasta de Ciência e Tecnologia, trabalhei pela expansão da Faetec por todo o estado. Já à frente da Secretaria de Estado de Turismo, entre 2020 e 2022, planejei a retomada do setor no período pós-pandemia e trabalhei pelo fortalecimento de toda a cadeia turística.

 Candidato, das várias propostas que você tem caso seja eleito, qual você destaca como principal? Explique brevemente.
Até hoje, pautei todos os meus mandatos representando os municípios do interior na Alerj e junto ao Governo do Estado. Costumo brincar que sou um "despachante" dos municípios. E me orgulho disso. Porque sei o quanto ajudei a melhorar a vida da população no interior do Estado. Enquanto estiver na Assembleia Legislativa, sempre farei isso e continuarei trabalhando pelo interior.

Agora, um projeto que eu quero muito tirar do papel nesse próximo mandato, é a Lei de Incentivo ao Turismo, no mesmo modelo do Esporte e da Cultura. Através dela, qualquer empresa que recolhe ICMS no estado do Rio poderá destinar parte desse recurso, que seria pago em imposto, para o patrocínio de projetos turísticos. Além disso, parte desse valor, a contrapartida social, volta como forma de investimento para a população, seja em qualificação de mão de obra ou infraestrutura turística. Tenho certeza que vai beneficiar todo o estado, não apenas o turismo, mas fomentando toda a economia e criando novos postos de trabalho.

Algumas das bandeiras que estão em alta no momento são a causa animal e projetos relacionados a idosos, mulheres e crianças. Tem proposta para algum desses temas?

Como deputado estadual, sempre priorizei o combate à violência contra a mulher no nosso estado. Sou autor da Lei 154/2019, que prevê o monitoramento eletrônico para os agressores em cumprimento de medidas protetivas de urgência. É uma forma de evitar novas agressões, aumentando o sentimento de segurança das mulheres. A cada dia precisamos combater esse tipo de violência. Com certeza é uma pauta na qual sempre estarei atento.


Após a pandemia da Covid-19 estamos, gradativamente, retomando a economia. Qual a sua proposta para a geração de emprego e renda?

Tenho certeza que a criação da Lei de Incentivo ao Turismo vai fomentar toda a cadeia produtiva do estado, gerando emprego, renda e fomentando a economia. Além disso, estamos aguardando parecer favorável da Justiça sobre a Lei 8960/2020, a Lei do Aço, de minha autoria, que deve gerar cerca de 4.000 empregos no Sul Fluminense. Estou muito confiante e animado para este quarto mandato. Continuaremos trabalhando por todas as 12 regiões do Estado!

Comentários