14 dezembro, 2014
Comentários

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM JOSÉ RECHUAN – PREFEITO DE RESENDE

"

Prefeito, conte-nos sobre as ações de 2014 da Prefeitura e as perspectivas para 2015. Qual a prioridade de Resende?

O ano de 2014 foi de muito trabalho e, consequentemente, de muitas conquistas para Resende. Em junho a cidade alcançou uma grande vitória, o primeiro lugar em desenvolvimento em todo o Estado, concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Isto é fruto dos avanços que o município vem alcançando com a chegada de novas empresas e investimentos, na atenção básica de saúde, assim como nos esforços desenvolvidos na educação, melhorando a qualidade de ensino.

Outra conquista importante foi o primeiro lugar na categoria “Pequenos Negócios em Eventos Esportivos”, na edição nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, organizada pelo SEBRAE. Meses antes já havíamos alcançado esta mesma colocação em âmbito estadual durante a oitava edição do prêmio que teve como tema “A prática de esportes fomentando o desenvolvimento através do turismo”, ressaltando nossos trabalhos em relação à agenda esportiva municipal e à Lei de Incentivo ao Esporte, que contribuem na geração de renda para micro e pequenas empresas. Também não podemos nos esquecer do Programa de Saúde Bucal, considerado novamente o melhor do país entre municípios de 50 mil a 300 mil habitantes, que nos proporcionou o “Prêmio Brasil Sorridente”, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia.

Tudo isto mostra que tanto trabalho valeu a pena, que estamos no caminho certo, embora conscientes de que muita coisa ainda precisa ser feita, com toda a certeza. E é com este espírito que vamos entrar em 2015, apesar das dificuldades que estamos enfrentando, assim como os demais municípios brasileiros, em razão da crise econômica que afeta todo o país.

O ano de 2014 teve um novo capítulo em sua vida pública. Sua esposa, Ana Paula Rechuan, estreou na política, angariando muitos votos (quase 40 mil), ganhando muita visibilidade e tornando-se uma das suplentes a deputada estadual pelo PMDB. Existe alguma expectativa de que os deputados eleitos pela coligação do PMDB sejam nomeados para secretarias estaduais e Ana Paula consiga uma vaga na ALERJ? Já existe alguma articulação ou movimentação a respeito deste assunto?""

Realmente, a votação da Ana Paula foi bastante expressiva, mostrando que o eleitor da nossa região entendeu bem as propostas apresentadas pela candidata. Agora, quanto ao fato de ela vir ou não a assumir uma cadeira na Alerj, futuramente, até o momento nada temos a dizer, uma vez que tudo dependerá da decisão do governador Luiz Fernando Pezão ao compor seu secretariado.

Apesar das próximas eleições municipais ainda estarem muito longe, já começam as especulações dos possíveis nomes que poderão substituí-lo. Em Volta Redonda, por exemplo, o nome do deputado Edson Albertassi ganha força para ser o candidato do atual prefeito Neto. Em Resende, já existe algum nome ou alguns nomes que lhe agradem? Já houve alguma conversa sobre este assunto?

Estas especulações são normais, acontecem em qualquer município e em Resende não é diferente. Mas neste momento nossos interesses estão voltados para 2015, quando pretendemos pôr em prática novas ações que busquem garantir a melhoria da qualidade de vida da população. Será um grande desafio. Mas o importante é que nos sentimos preparados para continuar trabalhando muito por Resende, até o último dia de nosso mandato.

Sabemos que a falta de água é um problema mundial e que merece atenção de toda a população, principalmente das autoridades. O senhor, como maior autoridade de Resende, tem algum planejamento preventivo para este problema na cidade? O que já foi feito e o que será feito em relação à escassez da água?

Em Resende, a responsabilidade pelo serviço de abastecimento de água fica a cargo de uma empresa concessionária, que vem investindo no controle de perdas, para garantir a preservação. Além disso, têm sido realizadas campanhas educativas em Resende, buscando a conscientização das pessoas quanto ao uso da água, para evitar o desperdício.

Outro setor que sempre merece destaque e merece ser observado com atenção é a saúde. O que está sendo feito em prol da saúde no município?

Com relação à saúde, claro que temos problemas, mas neste ano foram muitos os investimentos, como a entrega de dois postos totalmente reformados: o Posto Resende (no Centro, próximo à Praça Oliveira Botelho) e o módulo de Saúde da Família de Visconde de Mauá. Além disso, estão em andamento obras nas unidades de Rio Preto e Serrinha e, para acompanhar o crescimento da cidade, investimos na construção de mais duas unidades de saúde. Pois moradores da Cidade Alegria e da Morada da Barra ganharam novos postos da Saúde da Família e com isso a atenção básica de Resende passa a atender quase 80% da população.

Outro trabalho importante é com relação à prevenção. Neste ano tiveram início as atividades da primeira Academia da Saúde do Município localizada no bairro Jardim Primavera, ao lado do posto de saúde. A unidade oferece atividades como a prática corporal (dança, luta, capoeira) e atividade física; promoção de atividades de orientação nutricional e alimentar práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato); entre outras ações que contribuem para uma vida mais saudável.

"

Comentários