30 março, 2017
Comentários

Escola de Penedo desenvolve projeto de incentivo a leitura na educação infantil

Cerca de 50 crianças, entre 4 e 6 anos, participaram do lançamento do Projeto “Era Uma Vez” que também envolve a família no processo de educação


Itatiaia 29/03/2017 - Na manhã desta quinta-feira (30) a Escola Municipal Sebastião Bernardes, em Penedo, realizou o lançamento 2017 do projeto “Era Uma Vez” que tem o objetivo de despertar a curiosidade do aluno e incentivar a leitura trabalhando práticas de leitura e escrita de maneira lúdica.

- Esse projeto teve início no ano passado e foi um pedido dos pais e professores para que retornasse nesse ano devido a melhora aparente que eles demonstraram após o “Era Uma Vez”. Nós conseguimos despertar neles o interesse em apreciar, ouvir, contar e recontar historia e nesse ano vamos em busca de mais frutos com esse projeto – comentou Sileida Loretti, Diretora Geral da Escola Municipal Sebastião Bernardes.

Cerca de 50 crianças do turno da manhã, entre 4 e 6 anos, participaram do lançamento que teve contação de histórias com a Lucia Helena de Carvalho, Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Itatiaia.

- Eu me surpreendi com as crianças da Sebastião Bernardes, pois elas são muito articuladas e participaram ativamente da contação de história. Era visível o gosto e atenção deles pela história, a todo o momento questionavam e interagiam. Foi excelente e ficou visível que essas atividades lúdicas fazem a diferença no processo educacional infantil – relatou Lúcia Helena.

Além da interatividade dentro da sala de aula o Projeto também envolve a família nessa inserção da criança no mundo da leitura e da escrita, momento em que os pequenos iniciam seu processo de alfabetização.

-Nós temos uma bolsa do “Era Uma Vez” que contém um livro e um caderno desenho. Toda semana um aluno diferente leva essa bolsa para casa para seus pais contarem-lhe a história, depois ela reproduz em desenho aquilo que entendeu da história e na volta para a sala de aula ela apresenta aos coleguinhas o que aprendeu no fim de semana. Além de desenvolver a oralidade isso faz com que elas expressem-se com clareza e desenvolvam o raciocínio através das capacidades artísticas e do mundo da imaginação – explicou a Diretora da Escola.

Comentários