19 maio, 2017
Comentários

Escola Municipal em Piraí recebe três atletas militares olímpicos

  A Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, em Piraí, terá uma semana de ouro com atletas olímpicos no mês de maio. No dia 24 de maio de 2017 (quarta-feira), às 13h30min, ela irá receber três atletas militares olímpicos. Os alunos terão a oportunidade de estar em contato com três feras do esporte brasileiro e mundial. A Secretária Municipal de Educação Sandra Simões e a diretora Cláudia Santos serão as anfitriãs da festa que receberá na escola a 3º Sargento da Marinha Gilda Oliveira, a 3º Sargento do Exército Valeska Menezes e 3º Sargento da Aeronáutica Ygor Coelho.
        Será a união de dois projetos inclusão social da escola que acontece desde 2015. O Projeto Superando Limites: somos todos iguais é trabalhado com os alunos os temas superação, motivação e autoestima com visitas de atletas olímpicos e paralímpicos que periodicamente visitam a escola. Um projeto interdisciplinar que os professores aproveitam a visita do ídolo para trabalhar diversas disciplinas como história, geografia, matemática, educação física, arte e português. Além disso, são exibidos vídeos motivacionais para os alunos em dias estabelecidos pelos professores envolvidos nos projetos, para que os alunos não desanimem e procurem sempre estar buscando o melhor na vida deles.
O Projeto Soldado Brasileiro: a inclusão social através de nossos heróis é um projeto que fala do lado filantrópico das forças armadas como: construção de pontes e estradas, combate e controle às epidemias, distribuição de medicamentos e alimentos em áreas de difícil acesso, ajuda humanitária em enchentes e tragédias, projetos esportivos de inclusão social e representação do país em competições esportivas através de seus atletas. Este projeto tem como autoras as professoras Silvana Silva, Fernanda Santos e Carla Bock, no qual não falam de armas, munições ou guerras teve início em 2015 e já realizou várias ações com a autorização do Ministério da Defesa e das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). “Tivemos a ideia de falar das forças armadas com os nossos alunos da época pelo fato de vários desejarem seguir a carreira militar. Acreditamos que com essa aproximação podemos ter vários aprendizados sobre responsabilidade, solidariedade, trabalho em grupo e respeito mútuo.” (Silvana Silva – Professora).
Em 2015 o Sargento Coutinho da Academia Militar das Agulhas Negras visitou a escola para ministrar uma palestra sobre as Forças Armadas. Depois o Comando Militar do Leste (CML) convidou a escola para levar os alunos até a Vila Militar de Deodoro para conhecer o cotidiano dos militares. Na atividade os alunos foram recebidos por uma banda marcial, vários pelotões realizaram um desfile militar, palestra, demonstração de soldados camuflados e um delicioso lanche no rancho do quartel. Depois disso o Ministério da Defesa convidou os alunos a conhecer o Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro autorizou a entrada deles e de seus pais dentro do avião cargueiro Hércules e do avião caça MIRAGE para sentir como é por dentro de um avião de verdade.
Há dois anos a escola tenta trazer atletas militares para visitar a escola. Mas devido a rotina de treinamentos dos atletas e os jogos olímpicos Rio 2016 dificultou uma data para o evento.
“As forças armadas nos surpreendeu novamente. Já havíamos desistido depois de vários contatos realizados. Mas há 15 dias recebemos uma ligação para saber se havia o interesse da escola de fazermos o evento. Aceitamos na hora.” (Verônica de Paula – Orientadora Pedagógica).
        Gilda Oliveira é atleta olímpica da modalidade Lutas Olímpicas. Ela já foi campeã mundial de Jiu-Jitsu em 2000 e abandonou o esporte para praticar um esporte olímpico para conseguir patrocínios. Além disso, a atleta é campeã dos jogos Sulamericanos em 2014 na Colômbia.
        Valeska Menezes é atleta do Voleibol. Mais conhecida como Valeskinha, integrou a seleção brasileira de Voleibol por vários anos sendo medalha de ouro nos jogos olímpicos de 2008 em Pequim. Valeskinha também foi eleita a melhor bloqueadora do mundo em 2003. A atleta jogou por vários clubes do Brasil como Botafogo/RJ, Flamengo e Unilever.
        Ygor Coelho é atleta do Badmington, uma espécie de tênis jogado com peteca. Ele participou dos Jogos Olímpicos da Rio 2016 e é o atçeta número 1 do ranking do Badmington brasileiro.
        No dia 25 de maio de 2017 (quinta-feira), será a vez do medalhista olímpico Emanuel do Volei de Praia. O atleta que disputou as olimpíadas de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. O atleta ainda foi vencedor dos jogos panamericanos do Rio de Janeiro em 2007 e de Guadalajara em 2011. Emanuel já fez duplas com Ricardo e Pedro Solberg, e foi eleito o jogador de voleibol do século passado pela Federação Internacional de Voleibol.

Comentários