Image
22 agosto, 2024
Comentários

Escolas Vocacionadas Socioambientais de BM recebem reconhecimento nacional

A Educação de Barra Mansa tem recebido um destaque nacional com suas Escolas Vocacionadas Socioambientais. Atualmente o município conta com três unidades que promovem entre os estudantes um trabalho de excelência no ensino com foco na relação e no cuidado com a natureza.
A primeira unidade foi implantada no ano de 2022, no Ciep 483 Ada Bogato, situado no bairro Paraíso de Cima. Em seguida, no ano de 2023, veio a Vocacionada Socioambiental Gelson Silvino, no bairro Moinho de Vento, enquanto neste ano de 2024 o bairro Vila Elmira foi contemplado com a terceira Socioambiental, instalada na Escola Municipal Vila Elmira. Todas elas funcionam em tempo integral.
Recentemente, a Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (Appai) publicou uma matéria trazendo toda a inovação proporcionada pela chegada das vocacionadas e destacou as propostas implantadas que geram sucesso. O texto pode ser encontrado no link https://www.appai.org.br/appai-educacao-revista-appai-educar-edicao-166-escola-vocacionada-socioambiental/ 
Um dos idealizadores do formato no município, o professor Lucas Peres deu mais detalhes sobre a linha de ensino utilizada pelas escolas socioambientais. “O intuito dessas escolas é oferecer um ensino em tempo integral de qualidade fomentando reflexões e discussões da Agenda 2030 com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, informou.
Lucas frisou ainda que todo o reconhecimento representa a consolidação de um trabalho dedicado. “Em pouco tempo as escolas despontaram no cenário nacional conquistando três prêmios ‘Nestlé por Crianças Mais Saudáveis’. Além disso, o Ciep 483 Ada Bogato participou de um vídeo da FAO – sigla em inglês da Organização de Alimentação e Agricultura da ONU (Organização das Nações Unidas) – sobre segurança alimentar”, contou.
Angela Costa, que é diretora pedagógica da Escola Vocacionada Socioambiental – Ciep 483 Ada Bogato, unidade pioneira em Barra Mansa, expressou sua alegria por ver o trabalho realizado sendo cada vez mais reconhecido. “Para nós que atuamos na área da Educação é motivo de muito orgulho. Fomos os primeiros a receber e ter nossa escola transformada. Os alunos voltam para suas casas cheios de conhecimento e podem transmitir aos seus familiares. Parabenizo ainda os professores, diretores e estudantes das outras duas vocacionadas socioambientais”, disse.  
A vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, parabenizou todos por alcançar uma posição de destaque em nível nacional e pontuou que os trabalhos nas Vocacionadas Socioambientais foram possíveis através de uma visão do prefeito Rodrigo Drable.
- Quero cumprimentar todos os servidores da Secretaria de Educação que trabalham diariamente em nossas escolas socioambientais para que nossos alunos tenham o melhor ensino e sejam formadores de uma consciência ambiental. Parabenizo ainda o prefeito Rodrigo, que através de sua gestão transformou a educação em Barra Mansa. Hoje estamos muito mais avançados que anos atrás. Fico muito feliz em ver todo esse reconhecimento dado ao nosso município – declarou Fátima.

Comentários