06 abril, 2016
Comentários

Estudante do RJ é aprovado em dez universidades norte-americanas

Vinícius Xavier Garcia, de 19 anos, recebeu auxílio da Fundação Estudar durante sua preparação

Nascido em Belém, no Pará, Vinícius Xavier Garcia foi aprovado em nada menos do que dez prestigiadas universidades norte-americanas: Stanford, Yale, Duke, Brown, Amherst College, Wesleyan, Minerva KGI, Middlebury College, Carleton College e Colby College – além de aguardar ainda os resultados de Harvard e Dartmouth.

O jovem de 19 anos vive no Rio de Janeiro deste pequeno e sempre procurou ser bastante ativo na comunidade escolar. Participava do Grêmio Estudantil como representante de turma, além de sempre participar de debates, eventos e atividades desenvolvidas por alunos. Fez parte da organização do modelo de simulação da ONU na sua escola, um dos únicos em escola pública no município, além de ter trabalhado por alguns anos como tutor de Física, Química e Matemática.

Vinícius também ajudou a implementar no colégio um fórum de discussão voltado a temática de raça e etnia na educação e na sociedade, que eventualmente ganhou a forma de um projeto científico e, também, o apoio de alunos de Harvard através do programa Brasilitas. Foi premiado em algumas olimpíadas científicas de Matemática, Química e Astronomia, dentre outras. Como hobbies, se dedica à música e à natação há muito tempo.

Decidiu estudar fora devido à flexibilidade do currículo das universidades americanas. “Enquanto no Brasil é preciso que um adolescente tenha certeza daquilo que quer estudar antes de entrar nas universidades, nos Estados Unidos é possível que você passe seus primeiros semestres experimentando um pouco de cada área antes de tomar essa decisão, podendo até se formar em dois cursos diferentes nos quatro anos de graduação”, explica o jovem. “Como na escola sempre gostei de tudo e não conseguia decidir definitivamente minha faculdade, cheguei à conclusão de que essa era a melhor opção para minha educação.”

Para ser aprovado nas universidades norte-americanas, Vinícius contou com o apoio da Fundação Estudar, que oferece um programa de preparação totalmente gratuito com foco em jovens de ensino médio que desejam cursar a graduação no exterior. Para 2016, há 30 vagas e as inscrições estão abertas até o dia 18 de abril pelo site Na Prática.

Conhecido como Prep Scholars, o programa da Fundação Estudar oferece orientação individualizada sobre SAT e ACT, exames de proficiência em inglês como TOEFL e IELTS, essays, college list, etc. Os jovens selecionados para o programa também são acompanhados ao longo do ano por um mentor que já cursou graduação fora. Para fazer parte do programa, o candidato precisa ser um aluno do 3° ano do ensino médio ou recém-formado. É necessário ter alto desempenho acadêmico, possuir um histórico relevante de participação em atividades extracurriculares e demonstrar excelente domínio do inglês.

Sobre a Fundação Estudar
Criada há 25 anos por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, a Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Tem como objetivo alavancar a carreira de universitários e recém-formados por meio da troca de conhecimento, formação de redes e conexão com o mercado de trabalho. Por meio de seu Programa de Bolsas, seleciona e forma centenas de grandes exemplos engajados em uma comunidade única. Com seus programas presenciais, prepara, conecta e apresenta oportunidades a milhares de brasileiros. A instituição também orienta e inspira milhões de leitores por meio dos portais Na Prática e Estudar Fora.

Comentários