04 outubro, 2017
Comentários

Estudantes da rede pública de Resende receberão óculos

Cento e quarenta e seis alunos de duas unidades da Rede Municipal de Ensino, as escolas Maria de Assis Barboza, no Cabral, e Bairro Vicentino, na Vicentina, vão enxergar o mundo de uma forma diferente a partir da próxima segunda-feira, dia 9. Neste dia, esses estudantes, que apresentam problemas de visão que chegam a comprometer seu rendimento escolar, receberão, gratuitamente, seus óculos de correção, no grau e medida adequados.


A ação faz parte do programa “Como Você Vê o Mundo”, desenvolvido pela empresa Essilor/Instituto Ver e Viver, em parceria com o Instituto Nissan, e tem como objetivo atuar com crianças e jovens da Rede Pública de Ensino, além de integrantes de organizações não-governamentais e comunidades carentes, proporcionando mais qualidade de vida para essas pessoas, e melhorando o desempenho escolar dos estudantes.

A entrega dos óculos é a terceira etapa do projeto. Na primeira os jovens passaram por uma triagem, que atendeu 464 pessoas entre os dias 15 e 18 de agosto. A etapa correspondeu ao teste de acuidade visual e todos os atendidos receberam pelo menos alguma orientação sobre a importância de se manter uma boa visão. De todos os alunos atendidos na triagem, 281 foram selecionados para a etapa de consultas médicas, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Após a consulta, quem precisava usar óculos ainda pode escolher a armação, cuja entrega será realizada nesta segunda-feira, dia 9, na semana em quem comemora o Dia da Visão, celebrado em 12 de outubro.

Para a gestora da Escola Municipal Bairro Vicentino, Raquel Nascimento, o projeto tem uma grande importância, pois pode devolver aos estudantes o gosto pelo estudo.

- Esta parceria entre a iniciativa privada e a Rede Pública de Ensino é extremamente importante, porque muitos alunos que têm dificuldades para enxergar acabam perdendo o interesse pelos estudos. Agora, através desta iniciativa, eles terão a oportunidade de viver mais intensamente suas experiências e melhorar seu desempenho escolar - disse.

Na Escola Municipal Maria de Assis Barboza, onde muitos alunos foram beneficiados, a estudante Marcione Alexandra da Silva, de 24 anos, aluna do EJA (Educação de Jovens e Adultos), ressalta que o projeto chegou em boa hora: “numa época de crise como a que vivemos, este projeto está ajudando muito quem precisa. Estou muito grata e feliz com a iniciativa” - declarou.
Como surgiu – O programa “Como Você Vê o Mundo” nasceu embasado em dados estatísticos relacionados à educação e à direção segura. Segundo pesquisa do MEC, em 2014, 22,9% da evasão infantil em escolas no Brasil ocorreu por falta de correção visual. Dados do Vision Impact Instititute mostram que 80% do que as crianças aprendem na infância são informações captadas pelos olhos e que 59% dos acidentes de trânsito no mundo estão relacionados à falta de correção visual.


Serviço:

Data: 09 de outubro (segunda-feira)
10h - EM Maria de Assis Barbosa, Bairro Cabral
13h - EM Bairro Vicentino, Vicentina

Comentários