30 junho, 2017
Comentários

Estudantes da zona rural de Quatis visitam cooperativa agropecuária de BM

Estudantes da Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira, que se localiza no distrito de São Joaquim, na zona rural de Quatis, farão neste sábado, dia 01 de julho, de 10 às 12 horas, uma visita à Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa. A visita representa uma das etapas do concurso de Desenho e Redação promovido pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a cooperativa de leite de Barra Mansa, cujo tema é “Do curral à sua mesa: produzindo leite e distribuindo saúde”.
O concurso tem o objetivo de “criar um espaço pedagógico de reflexão para os estudantes sobre a importância da pecuária leiteira no distrito de São Joaquim”. A pecuária leiteira representa a atividade principal da economia de Quatis. Só no passado, por exemplo, os produtores da cidade, incluindo os de São Joaquim, enviaram quase 2,3 milhões de litros de leite para a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa.
O prefeito Bruno de Souza (PMDB) entende que a realização do concurso entre os estudantes da Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira reforça as ações desenvolvidas conjuntamente entre a Prefeitura de Quatis e a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa no sentido de ressaltar a importância da agropecuária para o desenvolvimento econômico e social do Município. Recentemente, Bruno se reuniu com o presidente daquela cooperativa, Cláudio Meirelles, e o supervisor técnico da entidade, Ralph Barcellos, visando ampliar as parcerias entre o Município com a instituição pela recuperação das estradas rurais.
No entendimento ainda do prefeito de Quatis, a visita à cooperativa “vai ampliar ainda mais os conhecimentos dos alunos a respeito do papel que a produção leiteira representa para o seu dia a dia, o dia a dia das suas famílias e a cidade como um todo”.
Já a secretária municipal de Educação, professora Alessandra Almeida, informou que o concurso de Redação e Desenho será dividido nas seguintes categorias: Desenho I (para alunos do pré-escolar I, pré-escolar II e maternal); Desenho II (estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino fundamental); Slogan (quarto e quinto ano do ensino fundamental); Redação I (sexto ao nono ano do ensino fundamental); e Redação II (primeiro ao terceiro ano do ensino médio).
De acordo também com a secretária de Educação, os estudantes deverão realizar os trabalhos dentro da sala de aula, sob a supervisão dos próprios professores. O regulamento do concurso estabelece ainda que os trabalhos terão que ser inéditos e originais; desenvolvidos pelos próprios alunos; abordar o tema proposto; e ser realizado individualmente.
Com relação aos trabalhos de redação, os textos precisarão ter, no mínimo, 20 linhas (categoria Redação I) e 30 linhas (Redação II). Já os alunos que participarem do concurso na categoria Slogan vão trabalhar o tema “Pecuária Leiteira no distrito” e entregar uma ilustração junto com a frase.
- A Escola Municipal Anésia Alves de Oliveira selecionará cinco trabalhos de cada uma das categorias para enviá-los à comissão julgadora, cuja composição será formada por dois técnicos da Secretaria Municipal de Educação e um representante da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa. Os primeiros colocados de cada categoria receberão troféus, enquanto os segundos e terceiros lugares serão premiados com medalhas – concluiu a secretária de Educação da Prefeitura de Quatis.

Comentários