Ex-jogadores da Seleção Brasileira, Mauro Silva e Mauro Galvão, analisam os grupos G e H da Copa do Mundo de 2014
"Destaques dos grupos são Alemanha, Portugal e Bélgica
A revista Por Aqui está desde janeiro deste ano analisando os grupos da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia, em São Paulo. A cada edição trouxemos convidados especiais envolvidos com o futebol! Em janeiro começamos com a dama, a bela Fernanda Maia, ex-gandula e atualmente apresentadora do programa “Os Donos da Bola” da TV Bandeirantes, que analisou o grupo A (grupo do Brasil). Na edição de fevereiro, o jornalista Roberto Assaf, do jornal Lance, analisou os grupo B e C. Em seguida, em março, o radialista da Bradesco FM, Edilson Silva, analisou o temido grupo D, considerado o mais difícil. Na edição passada, o convidado especial foi o atacante Alan Kardec, do São Paulo, que analisou os grupos E e F. Vale ressaltar que Kardec está entre os sete jogadores suplentes para a Copa do Mundo. Se algum jogador se machucar antes da competição, apenas os suplentes divulgados poderão substituir o jogador lesionado.
Neste mês, para finalizar as análises dos grupos da Copa, teremos dois convidados pra lá de especiais, os “Mauros” que mais brilharam na Seleção Brasileira: Mauro Silva e Mauro Galvão, que vão falar sobre os grupos G e H do Mundial.""
MAURO SILVA
Sempre comparado a um “leão” dentro de campo, devido à forte marcação, o volante começou sua carreira profissional no Guarani. Em seguida, transferiu-se para o Bragantino e depois para o Deportivo La Coruña, da Espanha, onde virou ídolo e jogou até o final de sua carreira, em 2005. Pela Seleção Brasileira, Mauro Silva, que é torcedor do São Paulo, jogou 58 partidas e foi campeão da Copa do Mundo em 1994. Atualmente, Mauro é empresário do setor de incorporação imobiliária e assessoria esportiva, na cidade de São Paulo.
MAURO GALVÃO
Considerado um zagueiro diferenciado, devido a sua categoria, Mauro Galvão fez história em quatro times rivais. No Rio Grande do Sul, começou como profissional no Internacional e terminou no rival Grêmio, time no qual conquistou importantes títulos. No Rio de Janeiro, Galvão brilhou no Botafogo e no Vasco, onde hoje é diretor das divisões de base. O ex-jogador, que também já defendeu o Bangu e o Lugano, da Suíça, revelou que é profissional e sempre vai torcer pelo time que está trabalhando, no caso o Vasco, mas não escondeu o carinho pelos outros clubes. “Sou profissional, por isso não tenho preferência, torço por todos em que joguei”, confidenciou. Pela Seleção Brasileira, Mauro Galvão disputou duas Copas do Mundo, em 1986 e 1990, mas não conseguiu levantar o caneco.
Grupo G – Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos
O grupo G tem duas seleções com jogadores de alto nível e que podem fazer a diferença ajudando seus países a conquistarem o título: Alemanha e Portugal. A seleção da Alemanha, sem dúvida um dos times mais fortes do torneio, conta com renomados jogadores, como o goleiro Neuer, o lateral Lahm e os meias Thomas Müller e Schweinsteiger entre outros. Na Copa passada, a Alemanha terminou a competição em terceiro lugar, sendo eliminada pela Espanha nas semifinais. Portugal, que conta com o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, ficou no grupo do Brasil na Copa passada. A seleção portuguesa se classificou em segundo lugar no grupo e foi eliminada logo nas oitavas de final pela Espanha. A seleção de Gana fez uma excelente Copa em 2010, sendo eliminada pelo Uruguai nas quartas de final. Para 2014 os destaques da seleção africana são Boateng e Muntari. Já os Estados Unidos foram eliminados na última Copa por Gana nas oitavas de final. Os destaques da seleção para este Mundial são Donavan e Dempsey.
Segundo nossos convidados especiais, Mauro Silva e Mauro Galvão, os favoritos para se classificarem no grupo G são Alemanha e Portugal. “O grupo G é um dos mais difíceis desta Copa. A Alemanha não deverá ter grandes dificuldades para se classificar. Agora Portugal tem que ficar atento para não ser surpreendido”, analisou o tetracampeão mundial Mauro Silva. Mauro Galvão concorda que Alemanha e Portugal devem se classificar no grupo, mas alertou sobre a seleção de Gana e dos Estados Unidos. “Alemanha e Portugal levam vantagem no grupo, mas a seleção de Gana pode surpreender pela força que tem e os EUA têm feito boas participações, apesar de eu achar improvável uma classificação”.
Grupo H – Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul
A Bélgica, apesar de não ter uma seleção muito conhecida, vem com um time apelidado como “geração de ouro”, tendo como destaque o goleiro Thibaut Courtois, destaque do Atlético de Madri, da Espanha. A seleção belga, que não disputou a Copa de 2010, tem tradição em lançar bons goleiros, prova disso é o ex-arqueiro Preud'homme, considerado um dos melhores guarda-redes da história do futebol. Para a copa de 2014, além de Courtois, os principais nomes da seleção da Bélgica são Hazard e Lukaku. A seleção da Argélia não é muito conhecida e seus principais jogadores são Slimani e Feghouli. Na Copa passada, a Argélia ficou na lanterna de seu grupo, não se classificando para os playoffs. A Rússia, que também não participou da Copa passada, este ano no Brasil tem como principais jogadores Zhirkov, Dzagoev e Kerzhakov. Já a Coreia do Sul, que tem um futebol de velocidade, foi eliminada na última Copa pelo Uruguai nas oitavas de final. Os destaques da seleção para este Mundial são Park Chu-Young e Lee Chung-Yong.
Os “Mauros” estão realmente entrosados, pois ambos acreditam na classificação da Bélgica e da Rússia no grupo H. “A Bélgica é a favorita, pois tem o melhor time da chave, já a Rússia deve se classificar em segundo”, opinou Mauro Silva. Seu xará Galvão tem a mesma linha de raciocínio. “A Bélgica teve uma excelente performance nas eliminatórias para a Copa. A Rússia tem mais tradição que a Argélia e a Coreia do Sul, mas este grupo pode ter alguma surpresa”, palpitou o ex-zagueiro.
Depois de conhecermos todos os grupos, na próxima edição da revista Por Aqui divulgaremos a tabela completa da competição e muito mais detalhes da Copa. Aguardem!
Convocação da Seleção Brasileira
No dia 07 de maio, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo no Brasil, que começa no dia 12 de junho. Os convocados são:
Goleiros: Júlio César (Toronto), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG)
Zagueiros: Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munich) e Henrique (Napoli)
Laterais Direitos: Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (Roma)
Laterais Esquerdos: Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (PSG)
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea) e Fernandinho (Manchester City)
Meias: Oscar (Chelsea), Bernard (Shakhtar Donetsk), Hernanes (Inter de Milão) e Willian (Chelsea)
Atacantes: Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Hulck (Zenit) e Jô (Atlético-MG)
Na foto: Felipão e Neymar
Dentre os convocados, a maior novidade foi o zagueiro Henrique, que já trabalhou com Felipão no Palmeiras. Os sete suplentes, que podem substituir alguns dos convocados, em caso de lesão ou corte, são Diego Cavalieri (Fluminense), Rafinha (Bayern de Munich), Filipe Luis (Atlético de Madrid), Miranda (Atlético de Madrid), Lucas Leiva (Liverpool), Lucas (PSG) e Alan Kardec (São Paulo).
A responsabilidade de o Brasil vencer a competição é muito grande, pois estará atuando em casa. Um motivo que vem aumentando a confiança do torcedor é a ascensão da seleção no ranking da Fifa, o Brasil chegou a estar na 22ª posição em junho do ano passado e agora em maio de 2014 se encontra na quarta colocação, atrás somente de Espanha (1ª), Alemanha (2ª) e Portugal (3ª). Segundo o ex-jogador da Seleção Brasileira, Mauro Silva, o técnico Luiz Felipe “manteve a base que conquistou a Copa das Confederações, uma seleção jovem que assumirá grande responsabilidade e sofrerá forte pressão por disputar uma Copa do Mundo em casa”. Outro ex-jogador de seleção, Mauro Galvão, concordou com a convocação do Brasil. “Foi uma boa convocação, coerente em relação ao trabalho que foi realizado na preparação para a Copa”. Em relação aos favoritos ao título, Mauro Silva acredita que “o Brasil é o grande favorito, seguido pela Alemanha, Argentina e Espanha” e Mauro Galvão aposta no “Brasil e Alemanha, pois o Brasil tem um bom time e joga em casa e a Alemanha tem uma seleção forte e entrosada”.
Transferência
O jogador de futebol barramansense, Alan Kardec, convidado especial da edição passada da revista Por Aqui, trocou no final de abril o Palmeiras pelo rival São Paulo. Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, Alan Kardec vai ganhar aproximadamente R$ 400 mil mensais. O jogador, que foi vice-artilheiro do Campeonato Paulista deste ano, não aceitou a proposta de R$ 240 mil do Palmeiras.
Comentários