Image
07 junho, 2018
Comentários

Exames de Sangue: Saúde de Quatis anuncia prioridade em casos urgentes

  Com o objetivo de priorizar a realização dos exames de sangue considerados mais urgentes pelos médicos das unidades de saúde da Prefeitura de Quatis, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta semana os novos procedimentos que deverão ser feitos pelos médicos e os próprios pacientes.
Antes da entrada em vigor das novas medidas, os pacientes se dirigiam ao laboratório de análises clínicas do Hospital São Lucas e faziam o exame no mesmo dia. Agora, os exames precisam ser agendados de acordo com a urgência indicada pelo próprio médico autor do pedido. A lista de prioridades inclui gestantes, idosos, pacientes em tratamento específico ou com doença crônica, além dos pacientes atendidos pelo pronto-socorro do hospital.
O agendamento por parte dos pacientes pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira). O laboratório é a unidade contratada pela prefeitura para a realização dos exames, e funciona num espaço anexo ao próprio hospital.
  A secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, ressalta que nenhum pedido de exame será deixado de ser feito, mas a data de realização do procedimento respeitará sempre a escala de urgência informada no formulário de solicitação. De acordo com Ana Lúcia, os exames considerados não urgentes estão sendo feitos em no máximo uma semana.
A tabela de prioridades deverá ser informada ao laboratório, no pedido do médico, através da marcação dos seguintes critérios: P0 – Vermelho (com brevidade/urgente); P1 - Amarelo (controle com prioridade); P2 - Verde (controle com patologia prévia) e P3 - Azul (controle assintomático/rastreamento).
  - Frisamos que os exames não deixarão de ser realizados, mas as situações mais urgentes serão atendidas com prioridade. Todos os médicos das unidades de saúde do Município já estão orientados sobre os novos procedimentos, cujo objetivo é esclarecer os casos que necessitam com maior rapidez das informações para o tratamento dos pacientes – disse a secretária municipal de Saúde, esclarecendo que, no que diz respeito aos pacientes acompanhados pelas equipes do Programa Saúde da Família, os agentes comunitários vão agendar os exames apenas no caso daqueles que não têm condições de se locomover até o laboratório.
  As normas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde estabelecem ainda que os médicos deverão solicitar preferencialmente os exames listados na tabela elaborada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Se o médico entender pela necessidade de qualquer outro exame não previsto na relação do SUS, o pedido deverá justificar a solicitação em formulário do receituário medicado carimbado e datado, sendo que o atendimento dependerá de análise e autorização prévia do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde do Município.
O mesmo procedimento é indicado para os exames solicitados por médicos de outras cidades, que atendem pacientes residentes em Quatis, através do Programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

Comentários