Executivo sanciona projeto que cria Câmara Jovem em Barra Mansa
O prefeito Rodrigo Drable sancionou na tarde desta sexta-feira, dia 7, o projeto de lei nº 0022/17, de autoria do vereador Wellington Pires, que institui a criação da Câmara Jovem no município. O evento aconteceu na Quadra poliesportiva do bairro Jardim América, e contou com a participação da diretoria e dos alunos do Colégio Municipal Joaquim Maria da Silva. A Câmara Jovem será voltada aos alunos da rede pública de ensino, entre dez e 15 anos, com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
O vereador Wellington Pires agradeceu ao prefeito pela sanção e explicou como funcionará o projeto. “A primeira etapa será um concurso de redação nas escolas da rede pública municipal, com o tema ‘Por que quero ser vereador?’, onde os professores irão selecionar as melhores. Em seguida, serão escolhidos cerca de três alunos por escola para participarem do pleito. A última etapa caberá a Câmara Municipal, que escolherá os 19 vereadores jovens de acordo com as melhores redações”, revelou, acrescentando que o projeto é de caráter educacional e sem remuneração.
O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância da participação das crianças e dos adolescentes nos acontecimentos da cidade. “Em 2005, como vereador, tentei fazer funcionar a Câmara Juvenil, mas na época não encontrei parceria para fazer acontecer. Mas que boas ideias, é importante nós termos parceiros para fazer com que os sonhos sejam realizados. É uma grande oportunidade para toda a rede escolar de Barra Mansa escolher seus vereadores jovens, para discutirem os problemas do município sobre o prisma de vocês. Estou muito feliz de colocar este projeto em prática e gostaria muito que já entrasse em funcionamento ainda este ano”, disse, falando também sobre a possiblidade de voltarem com o projeto prefeito-mirim, além de pedir a participação dos alunos no projeto da Câmara Jovem.
O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Borges, a diretora do Colégio Municipal Joaquim Maria da Silva, Juliana Almeida Fonseca, professores e funcionários também participaram do evento.
Comentários