Exército vai auxiliar na luta contra a dengue em Resende
A Prefeitura de Resende segue reunindo forças preventivamente para evitar a proliferação de doenças e ameaças à saúde pública. Um reforço importante foi selado através de uma parceria entre a gestão municipal e a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que vai disponibilizar cabos e soldados auxiliando a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no combate diário ao Aedes aegypti.
A parceria prevê que membros do exército serão incorporados aos serviços de vistoria dos imóveis, eliminação de criadouros e orientação da população quanto às formas de prevenção da proliferação do vetor. Estes serviços continuarão sendo realizados constantemente ao longo do ano de 2020, junto de profissionais do CCZ.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, a gestão municipal já faz constantemente outras parcerias fundamentais com a AMAN em ações pontuais, como na simulação do Plano de Contingência de Resende, elaborado pela Prefeitura, através da Diretoria de Defesa Civil. Esta parceria, no entanto, será mais duradoura e irá render por um longo prazo.
- É fundamental contar com todo apoio possível e a Academia Militar das Agulhas Negras. Dentro das possibilidades, é uma frente que está sempre disposta a contribuir com o município. Temos uma população de mais de 130 mil pessoas em Resende. O trabalho de combate é gradativo, mas precisa ser articulado e reforçado – explica o secretário.
Assim, as atividades de rotina do CCZ terão o reforço dos homens do exército. Todas as autoridades reforçam o pedido para que a comunidade receba os agentes. ”A presença do Exército atribui ainda mais confiança e consistência diante da comunidade, que precisa abrir as portas para que o trabalho de combate à dengue seja feito. O objetivo é livrar toda a população das doenças”, conclui o Alexandre.
Parceria no mutirão
A Prefeitura de Resende, através do Comitê de Combate à Dengue, está realizando um mutirão que passará por nove bairros: Jardim Aliança I e II, Morada do Contorno, Jardim do Oeste, Morada da Montanha e Mirante da Serra (até o dia 15 de dezembro); Toyota, Jardim Primavera e Santa Isabel (do dia 16 ao dia 20 de dezembro). A parceria com a AMAN para o mutirão rende o auxílio de homens nas ruas e 2 caminhões pesados que ajudam na retirada de entulho das residências.
Comentários