Image
14 novembro, 2020
Comentários

Expectativa de renovação na Câmara Municipal de Barra Mansa

Eleições acontecem neste domingo, dia 15

Barra Mansa têm 19 vereadores, mas somente 16 tentarão a reeleição, já que Thiago Valério (Cidadania) é candidato a prefeito e Zé Abel (PROS) e Jaime Alves (Podemos) desistiram da disputa. Apesar da desistência desses dois, eles continuam no cenário político de Barra Mansa sendo representados pelos seus familiares. Zé Abel será representado no Legislativo pela sua filha Andréa Abel (PP) e no Executivo pelo seu filho Wesley Abel (Patriotas), que é candidato a vice-prefeito. O curioso disso tudo é que o partido que a Andréa escolheu não apoia a chapa do irmão. Já o vereador Jaime Alves está lançando sua esposa, a Dra. Keo Provenci (Podemos).

Com este cenário desenhado, podemos garantir que teremos três novos vereadores na próxima legislatura, mas, segundo as contas da revista Por Aqui, este número pode aumentar. Confira o panorama dos partidos que possuem vereadores de mandato:

10 Republicanos – O partido tem dois vereadores de mandato, Gustavo Gomes e Zélio Show. Se o partido fizer somente uma cadeira, um não conseguirá a reeleição. Em 2016 Gustavo teve 1403 votos, enquanto Zélio obteve 861. Quase o dobro!

11 PP – A sigla tem uma boa nominata e pode eleger dois vereadores. O parlamentar Daniel Maciel, que conquistou 951 votos no último pleito, vai disputar com Cristina Magno (893), Giuliano Meneghin (855), entre outros candidatos em potencial.

20 PSC – O vereador Carlos Roberto Beleza, que somou 956 votos em 2016, busca mais uma reeleição e dessa vez terá concorrentes difíceis como Jefferson Mamede (874), Dr. Leomar (821), Klévis Farmacêutico (709), Deco (436), entre outros.

22 PR – O vereador Wellington Pires é o favorito do seu partido. Caso o PR consiga uma cadeira, é bem provável que seja dele.

23 CIDADANIA – O partido, atualmente, é a segunda maior bancada da Câmara Municipal com quatro vereadores. Sem Thiago Valério, que vai concorrer na majoritária, os vereadores Marcell Castro, que teve 1882 votos em 2016, Gilmar Lélis (1231) e Mauro Sabino (450) precisarão se engalfinhar para não perderem a cadeira.

25 DEM – A maior bancada do Legislativo vai concorrer com nada mais, nada menos, com seis vereadores de mandato: Paulo Chuchu (1945), Renatinho (1163), Luis Antonio Cardoso (1137), Marquinhos Pitombeira (1135), Elias da Corbama (1102) e Gilson Poxa Vida (952). Com o partido fazendo de duas a três cadeiras, alguns desses importantes nomes podem ficar de fora do Legislativo a partir de janeiro de 2021. O partido ainda pode fazer muitos votos de legenda, já que é a sigla do candidato a reeleição à prefeitura, Rodrigo Drable, que lidera as pesquisas para o Executivo.

28 PRTB – A única vereadora mulher da atual legislatura, Maria Lucia, vai concorrer numa sigla disputada. O partido é um dos mais equilibrados deste pleito e pode eleger de um a dois vereadores. Vale lembrar que a candidata do distrito de Amparo obteve apenas 628 votos em 2016.

40 PSB – Vicentinho é o único vereador do partido e sua torcida é para o PSB conseguir chegar no quoeficiente, ou quem sabe, conseguir uma cadeira na sobra. O parlamentar teve 1135 votos no último pleito.

Além desses partidos que possuem vereadores de mandato, outros, que não têm, também montaram boas nominatas e podem eleger de um a dois vereadores. É o caso do PV, PSL, DC, PSDB e PSD. O PT e o Solidariedade também podem entrar neste bloco, mas estão num patamar abaixo. Outros partidos não citados não montaram nominata de vereadores ou terão dificuldades para eleger alguém.

Palpite: Numa conta muito favorável, 11 vereadores podem ser reeleitos, mas este número pode ser bem menor. Projetamos que sete ou oito vereadores continuarão no cargo, ou seja, podemos ter de 11 a 12 novos parlamentares na próxima legislatura. E você, já fez as suas contas? Qual o seu palpite?


Comentários