Exposições gratuitas agitam o cenário cultural de Resende neste mês
Março reservou boas surpresas para os apreciadores da arte no município. Isso porque estão a caminho duas exposições realizadas pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e o Museu de Arte Moderna de Resende (MAM): uma de fotografia e outra de artes plásticas.
No próximo dia 16, às 19 horas, será aberta ao público, no MAM, a exposição “Além da Beleza das Formas”, onde serão apresentadas mais de 20 telas do artista plástico australiano Christian Spencer, que fará uma retrospectiva de seus 18 anos de carreira.
- Christian Spencer é um artista polivalente, premiado em diversos suportes em que expressa sua arte. Nesta exposição o suporte primordial, aquele em que iniciou sua carreira e carrega até hoje, a acrílica sobre tela, será o fio condutor que contará a história desse australiano apaixonado pela natureza brasileira - explica a diretora do museu, Melissa Barretti.
As telas poderão ser apreciadas até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O MAM funciona na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro.
Já no dia 20, também às 19 horas, será a vez da mostra fotográfica “Timburibá – Um novo olhar”, com imagens registradas por Pedro Luz, ter sua abertura no Foyer do Teatro da Aman. Lá serão expostas fotografias de paisagens da região, curadas por Melissa Barretti e apresentadas em molduras-design, cujo conceito e produção foram desenvolvidos pelo arquiteto e artista plástico André Aaltonen.
Timburibá, de acordo com Luz, é o nome dado às terras locais pelos primeiros habitantes, os índios puris. Também é o nome indígena de uma árvore, e a inspiração veio de um exemplar dessa espécie que viveu até o final do século XIX na localidade hoje denominada Alto dos Passos. A concepção da mostra veio com uma visita de representantes da Academia Militar das Agulhas Negras, como explica Pedro.
- A ideia surgiu com a visita de uma comitiva do comando da Aman à exposição "A Poesia do Olhar", no MAM. Os oficiais apreciaram muito a mostra e por intermédio do Coronel Peres, que é o responsável pela área cultural da Aman, entraram em contato para formarem uma parceria cultural entre o MAM Resende e a Academia Militar. O nome desse projeto é "MAM na Aman". Daí me veio o convite para estrear essa parceria, com uma nova mostra e uma vontade de resgatar a beleza de nossa região em minhas fotos - conta o fotógrafo carioca radicado em Penedo.
“Timburibá - Um novo olhar” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 1º de maio, no Foyer do Teatro da Aman, que fica dentro da academia, na Rodovia Presidente Dutra, s/n.
Arquivo Histórico
Paralelamente às exposições de pintura e fotografia, o Arquivo Histórico de Resende promove uma mostra fotográfica em homenagem ao centenário de Badger Silveira, que foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Resende, delegado do município e se tornou, ainda, governador do estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa, que fez a curadoria das fotos, a realização da exposição só foi possível porque a família de Badger doou o material de seu acervo pessoal.
- Essa mostra é um grande exemplo do que a doação pode fazer. Conseguimos reunir imagens fantásticas, que, aliadas a textos explicativos, contam muito da construção da política em Resende. Estamos sempre realizando levantamentos históricos sobre a cidade, e de portas abertas para as famílias das figuras, políticas ou não, que tiveram sua vida confundida com a história resendense - avisa Claudionor, salientando que a exposição será itinerante e percorrerá locais a serem definidos.
A comemoração ao centenário também vai contar com uma palestra dada pelo jornalista Flávio Collistet, que falará sobre a vida de Badger. O evento será no dia 30 de março, às 19 horas, no Espaço Z, que fica na Av. Gustavo Jardim, ao lado da Rodoviária Velha, no Centro. O Arquivo Histórico fica na Rua Dr. Luís da Rocha Miranda, nº 117, no Centro Histórico. As imagens poderão ser conferidas até o dia 24 de março, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h30.
Comentários