Image
11 julho, 2018
Comentários

Faetec abre vagas para primeira graduação pública em Barra Mansa

Presidente da entidade disse que parceria com a prefeitura foi fundamental para garantir essa conquista à população barra-mansense


O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable e o presidente da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), Miguel Badenes, lançaram oficialmente na manhã desta quarta-feira (11), o curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro). Interessados em concorrer a uma vaga devem acessar o site http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/inscricoes/concursos/103-enem-faeterj-barra-mansa-2018, imprimir a ficha de inscrição e entregá-la devidamente preenchida na sede da unidade, situada na Rodovia Dr. Sérgio Braga, s/nº, Barbará. O prazo para inscrição vai até o dia 24 de julho.

Participaram da cerimônia o vice-presidente da Faetec, Gillson Rodrigues; o diretor da unidade BM, Ricardo Said; o secretário Municipal de Educação, Vantoil de Souza; o diretor industrial da Saint Gobain, Valério Oliveira; além dos vereadores Marcell Castro, Elias da Corbama, Wellington Pires, Jaime Alves, Gustavo Gomes, Marcos Pitombeira e Maria Lúcia.



Rodrigo Drable disse acreditar que a educação é o início do processo de evolução. “Em 2017 vivemos momentos muito difíceis em Barra Mansa com a morte de jovens por conta do tráfico de drogas. Para contrapor essa situação, este ano investimos esforços na implantação da escola em tempo integral, instaladas nos locais mais sensíveis a esta situação. No início, romper com os hábitos e costumes. Muitos pais diziam que seus filhos precisavam ficar nas ruas para brincar. Aos poucos, estamos mudando esta mentalidade, com cinco unidades de educação em tempo integral em funcionamento e outras duas, que serão implementadas até o fim do ano. Acreditamos que a educação é o caminho. Não podemos deixar de fazer o possível, quando esse possível é capaz de transformar vidas”, destacou.



O prefeito ainda agradeceu ao vereador Elias da Corbama e o ex-vereador Chris Viera por colocar a prefeitura em contato direto com a Faetec-RJ. “Temos que agradecer mais esta conquista. Meu reconhecimento ao ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, deputado Gustavo Tutuca, ao Miguel Badenes, ao Gilson Rodrigues, ao Ricardo Said e a Sant Gobain”, ressaltou Rodrigo Drable.



O presidente da Faetec, Miguel Badenes, revelou que o funcionamento da primeira faculdade totalmente gratuita é a concretização de um sonho, constituído a partir de uma forte parceria com a prefeitura. “O Governo do Estado enfrenta sérias dificuldades financeiras. Graças à parceria com prefeitura está sendo possível atender ao anseio da população pela educação superior pública. O curso oferecido possibilitará a expansão profissional dos nossos alunos que serão capacitados para se tornarem peritos em informática, emitirem laudos e gerenciar redes”, disse Badenes.



O vice-presidente da Faetec, Gilson Rodrigues, lembrou que desde 2014 a entidade estava tentando lançar as vagas e que a prefeitura foi fundamental para que a iniciativa fosse concretizada. O vereador Marcell Castro disse do avanço que o curso representa.



O curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo oferecerá 60 vagas, sendo 30 no turno da manhã, com aulas diárias de 7h30 às 12 horas, e a noite, de 18h30 às 22 horas. A seleção dos candidatos será realizada com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os alunos poderão utilizar o resultado do Enem de um dos três últimos anos – 2015, 2016 ou 2017. O curso terá dois anos e meio de duração, com diploma emitido pela FAETEC, com chancela da UFRRJ.

Comentários