Faeterj-BM inicia atividades do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet
Vice-prefeita Fátima Lima, entre outras autoridades participaram do evento; expectativa dos alunos marcou aula inaugural da primeira faculdade pública de Barra Mansa
Rogério do Carmo, assistente administrativo desempregado, é um dos 60 alunos selecionados para o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro). Já na aula magna, realizada na noite desta segunda-feira, 13, ele comenta sobre a perspectiva que tem com o início das atividades. “Esperei muito tempo para conquistar essa vaga e vislumbrar um futuro profissional para mim. Entendo que a Tecnologia da Informação é uma área promissora, que pode ser um contraponto no combate a crise da falta de emprego no país”, disse Rogério.
Quem também compartilha da mesma opinião é Betânia Felix, de 20 anos, moradora do bairro Parque Independência. “Estou bastante otimista com o início das aulas, que certamente vão agregar conhecimentos e ser um diferencial no momento de buscar uma colocação no mercado de trabalho. Sei que este é apenas o começo, mas já começo a sonhar com a nossa formatura”, revelou.
Além dos alunos selecionados para o curso participaram da aula magna a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima; o vice-presidente da FAETEC, Gilson Rodrigues; a diretora de Educação Superior, Rosane Bertholazzi; o diretor da unidade Barra Mansa, Ricardo Said, e o secretário e subsecretário de Educação, Vantoil de Souza e Ricardo Rosas.
A vice-prefeita Fátima Lima destacou a parceria entre o município e o estado, que contribuiu para que o curso fosse iniciado. “Logo no início da nossa gestão já começamos a conversar sobre os cursos que poderiam ser implantados na unidade da Faeterj. Desde 2014 esse sonho era pensado, mas não saía do papel. Graças a essa parceria e o empenho do prefeito Rodrigo Drable que lutou para que o curso fosse concretizado, esse sonho se tornou realidade. Mesmo que a educação superior não seja competência do município, é importante para nós que nossa população esteja se capacitando profissionalmente. Acredito que o início da primeira faculdade pública de Barra Mansa é um importante passo para um futuro longo e promissor para esses novos profissionais que se formarão aqui”.
O vice-presidente da FAETEC, Gilson Rodrigues, destacou a importância do curso para o município. “Uma das missões da FAETEC é buscar a profissionalização da comunidade escolar. Barra Mansa está sendo pioneira recebendo o primeiro curso público, e o único focado na temática de empreendedorismo digital. Queremos trazer um diferencial para o município e para os barramansenses que terão uma opção pública de qualificação profissional”.
A diretora de Educação Superior, Rosane Bertholazzi, falou da alegria em participar da aula inaugural do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital. “Esse projeto já vinha sendo sonhado e pensado desde 2014, mas somente agora está se concretizando. Quero agradecer à nova gestão da FAETEC e à prefeitura municipal de Barra Mansa que trabalharam em conjunto para o início das aulas”, informou, destacando que a procura pelas vagas foi bastante satisfatória superando o número de vagas.
O secretário municipal de Educação, Vantoil de Souza, ressaltou que outros cursos estão sendo planejados para expandir a gama de opções não só da Faeterj, como também da FAETEC. “Esses cursos serão para atender os nossos jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho ou se qualificar para garantir uma nova colocação”.
Durante a aula magna foi ministrada palestra com o professor e doutor em computação da UFF (Universidade Federal Fluminense), Weslley Luiz da Silva Assis, com o tema “O ambiente Web e os novos desafios do profissional de TI”.
O CURSO – Considerado inovador, o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, com foco em empreendedorismo digital tem duração de dois anos e meio, com diploma emitido pela FAETEC e chancela da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. As 60 vagas foram distribuídas entre os turnos da manhã, com 30 alunos e aulas diárias das 7:30 às 12 horas, e a noite, com outros 30 alunos e aulas de 18:30 às 22 horas.
O curso é totalmente gratuito e oferecido pela Faeterj, órgão subordinado a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social. A ementa do curso tem como foco a imersão no ecossistema digital, da criação, manutenção e gerenciamento de sites, portais e aplicativos, até o desenvolvimento de projetos de marketing digital, a criação de Start-ups e aplicativos mobile para plataformas Android e IOS.
Desde 2014, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social buscava iniciar o curso. Segundo Ricardo Said, diretor da unidade em Barra Mansa, a parceria com a prefeitura foi fundamental para o funcionamento da primeira universidade pública do município e a plena implantação do seu primeiro curso.
Comentários