11 março, 2016
Comentários

Famílias vistoriam imóveis do Minha Casa Minha Vida em Resende

O sonho da casa própria está mais próximo para cerca de 400 famílias de Resende que serão contempladas com unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o secretário municipal de Habitação, Natalino de Abreu, nesta semana e na próxima, as famílias estão vistoriando os imóveis.
- Após concluída essa etapa, a Caixa Econômica Federal deve marcar a data de assinatura do contrato. Nossa expectativa é de que as casas sejam entregues em abril, mas tudo depende do andamento das coisas na Caixa - salientou.
Natalino de Abreu acompanhou na manhã de quinta-feira, dia 10 de março, uma visita do responsável pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, Emerson Cunha, com o objetivo de conhecer as casas do Programa Minha Casa Minha Vida, adaptadas para deficientes, no Condomínio Tulipa, no bairro Parque Minas Gerais.
De acordo com Emerson, a Lei Federal 13.146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, prevê, no artigo 32, que nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, a pessoa com deficiência ou o seu responsável tem prioridade para a aquisição de imóvel e que 3% do total de unidades devem ser reservados para atender a esse dispositivo. O Tulipa tem 210 imóveis, dos quais sete foram adaptados.
Emerson, que é deficiente visual, fez a visita acompanhado do assessor da coordenadoria, Pedro Aguiar Silva Nunes, que é cadeirante. As unidades possuem rampa de acesso, portas mais largas para facilitar a passagem das cadeiras de rodas e banheiros totalmente adaptados. “Ficaram realmente muito boas, dentro dos parâmetros de acessibilidade”, comentou Emerson.
Eles visitaram a unidade de nº 64 juntamente com a dona de casa Iza dos Santos, de 70 anos, e sua irmã Maria das Dores dos Santos, 65, que também é cadeirante. As duas foram sorteadas para pela Caixa Econômica Federal (CEF), no último dia 22, para receber o imóvel e estavam realizando uma vistoria no local.
- Eu moro de aluguel e pago R$ 730. Ter a minha casa é um sonho. Essa unidade vai atender as necessidades da minha irmã. Então, estou realizando dois sonhos ao mesmo tempo - comemorou.

Comentários