02 abril, 2024
Comentários

Febre Aftosa: última campanha de vacinação no Estado do Rio acontece este mês

Após este mês, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspenderá a vacinação contra a febre aftosa em mais sete estados do país, incluindo o Rio de Janeiro. O estado passará pela última campanha esse ano, que foi antecipada para o mês de abril, a fim de impulsionar o processo que dá a condição de “zona livre da febre aftosa sem vacinação” ao estado fluminense. O período de imunização teve início no dia 1º e se estenderá até o dia 30 deste mês.



A medida dá continuidade ao avanço do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, que tem como objetivo criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional. Além do Estado do Rio, serão contemplados também o Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Roraima e Sergipe.



O presidente da ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa), Matheus Gattás, comentou sobre o assunto e aproveitou para lembrar aos pecuaristas do município a importância de aderir à ação. “O Agro é um dos segmentos atendidos pela Associação Comercial e tem muita força na economia do nosso município. Essa decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária é uma conquista, pois mostra que a febre aftosa está erradicada em nosso Estado. Alertamos a todos os pecuaristas que não deixem de participar dessa última campanha de vacinação, é muito importante a adesão de todos”, falou Gattás.



O chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra Mansa, Marcos Alexandre da Silva, explicou sobre como ficará o ingresso e a comercialização dos animais, a partir da efetivação da medida, com estados que ainda não tenham o mesmo status. “Os animais poderão ser comercializados das áreas livres sem vacinação para os estados que ainda continuam vacinando, sendo necessária a imunização do rebanho no destino, conforme as orientações oficiais. Entretanto, não será permitido o ingresso de animais desses locais no território fluminense, tampouco a comercialização de vacinas nas casas agropecuárias do Rio de Janeiro”, disse ele.



Por conta disso, Silva ressalta a importância da adesão total dos criadores do município. Segundo Marcos, a partir do dia 1º de maio em diante não será mais possível adquirir vacinas ou aplicar no rebanho.

- É necessário enfatizar que é obrigatório vacinar bovinos e bubalinos em todas as idades e entregar a Declaração de Vacinação no mês de abril no Posto Municipal ou Núcleo de Defesa Agropecuária que atende o município onde encontra-se a propriedade. É um momento importante para a nossa economia e representará uma redução de custos para o pecuarista, que a partir de maio deverá estar atento e colaborar com a vigilância sanitária, comunicando qualquer suspeita da ocorrência da doença – destacou ele.



O Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra Mansa funciona na Rua João Chiesse Filho, 312, no Centro (Parque da Cidade). Maiores informações podem ser solicitadas pelo e-mail: ndabarramansa.agriculturarj@gmail.com

Comentários