05 abril, 2018
Comentários

Febre Amarela: Vacinação acontece em Itatiaia sem a necessidade de agendamento

O trabalho de imunização contra a Febre Amarela em Itatiaia segue acontecendo em todo o município, porém agora não é mais necessário fazer o agendamento nas unidades de saúde. De acordo com a coordenadora de imunização, Andréa Millen, todas as pessoas que buscarem a imunização serão vacinadas no mesmo dia.



De acordo com o último levantamento realizado pelo setor de Imunização, um total de 23.612, ou seja, 90,8% da meta de 26 mil pessoas já receberam a dose da vacina, em toda a cidade. Em Penedo foram vacinadas 5.265 pessoas da meta de 6 mil.



- Reforçamos a todos a importância da imunização. Quem ainda não se vacinou é importante que procurem a unidade de referência de seu bairro o quanto antes. A vacina é a forma mais eficaz para não pegar a doença. Também recomendamos que as pessoas evitem áreas de mata - disse Andrea Millen.



Diferente de outras cidades do país, em Itatiaia a vacina não está sendo fracionada, uma vez que ainda existem doses suficientes que garantem a vacinação de todos os moradores que procurarem o setor de imunização.



A população de Itatiaia está sendo imunizada desde fevereiro do ano passado. Na Campanha,o município já realizou quatro “Dias D”, além do serviço do busca ativa no alto Penedo e no alto do Parque Nacional do Itatiaia.



Desde a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no interior do Parque Nacional do Itatiaia, além do público alvo formado por pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias, os idosos com mais de 60 anos e que não apresentam nenhuma doença estão podendo se vacinar sem laudo médico, mas para aqueles que possuem alguma patologia o laudo continua sendo obrigatório.



A vacinação acontece na Policlínica Municipal e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família da Vila Esperança, Vila Magnólia, Vila Flórida, Penedo, Campo Alegre I / II, Maromba e UBS Marechal Jardim. Para receber a dose da vacina é necessária a apresentação de um documento de identificação e comprovante de residência.



Primeiro caso de Febre Amarela em Itatiaia



A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem (04), o primeiro caso de Febre Amarela no Município,em um paciente de 58 anos, morador de Penedo que , por opção,não havia se vacinado na campanha que vem sendo realizada em todo o município desde fevereiro do ano passado.



O paciente deu entrada no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia no dia 29 de março, onde passou por exames e no dia 02 de abril foi transferido para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo/RJ, onde está sendo acompanhado por uma equipe de profissionais.


Comentários