29 junho, 2016
Comentários

Feira “Conhecendo a Robótica” quer despertar interesse dos estudantes de Barra Mansa

Evento começa nesta quarta-feira, na Fazenda da Posse e serve para estimular desenvolvimento na área da eletrônica, programação, protótipos e automação residencial

Com 22 escolas e mais de 1.300 alunos envolvidos, o projeto Robótica nas Escolas inicia nesta quarta-feira, dia 29, a feira ‘Conhecendo a Robótica’, que será realizada até 13 de agosto na Fazenda da Posse, em Barra Mansa. A convite do secretário de Educação de Barra Mansa, Deyvisson, Silvestre, o vereador Rodrigo Drable (PMDB) esteve na Fazenda da Posse na manhã de terça-feira, onde pode conhecer os projetos desenvolvidos pelos mais de 20 professores/instrutores do programa desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a Faetec.

Para o vereador Rodrigo Drable (PMDB), o projeto representa o futuro da educação de Barra Mansa. “O projeto deve receber apoio de todos os setores. Os alunos precisam de estímulos para desenvolver habilidades que até então não sabiam que tinham. Com isso, os estudantes podem se preparar melhor para a universidade e para o mercado de trabalho”, disse Rodrigo Drable.

O projeto da secretaria de Educação, de acordo com o atual gestor da pasta Deyvison Silvestre é inovador. “Trouxemos o que tem de mais avançado na área de robótica para Barra Mansa. O investimento foi de R$ 500 mil nesta primeira fase do programa. Em contrapartida, nossos alunos terão melhores oportunidades para ingressar no mercado de trabalho e no ensino superior. Em cada 22 escolas, 60 alunos serão selecionados para integrar o programa, sendo que o primeiro critério para esta escolha será a possibilidade de comparecer à unidade no contraturno escolar”, disse o secretário.

Só para ter ideia, no Colégio Clécio Penedo a sala de robótica conta impressora em 3D, com capacidade para produzir experimentos estudantis voltados à saúde, como próteses, e a também para a indústria automobilística. Na unidade ainda será possível experimentar a construção de semáforos, luminárias RGB, que podem auxiliar os alunos na automatização do sistema de suas casas e o controle de LEDs com potencializador.

Comentários