Festas típicas aquecem vendas no comércio de Barra Mansa
Os meses de junho e julho são marcados pelas festas típicas e quem mais lucra neste período são as lojas de doces e artigos decorativos. De acordo com o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa, as festas típicas também movimentam outros setores do comércio, como os supermercados e lojas que alugam roupas típicas, assim como as que vendem produtos para confecção de vestidos e camisas caipiras.
“Os comerciantes que comercializam esses produtos devem aproveitar esse período pra aquecer as vendas, investindo na decoração das lojas e exposição dos produtos”, ressaltou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto. De acordo com o sindicato, é esperado um aumento nas vendas de, no mínimo, 5%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Em uma loja de doces e artigos de decoração de Barra Mansa, a procura por produtos para as festas juninas e julinas começou no final do mês de maio e se intensificou em junho. “O movimento neste período, em relação ao ano passado, está bem melhor”, informou o gerente da loja, Milton César Costa Soares, acrescentando que esta é a época de maior faturamento da loja, considerando o período longo de procura por esses produtos: “A venda de produtos típicos vai até agosto”.
Entre os doces, os mais vendidos neste período são: paçoca, pé de moleque, pé de moça e doce de abóbora. Já entre os enfeites, as bandeirinhas e guirlandas são os campeões de vendas. “Os chapéus, que estão entre os acessórios vendidos na loja, também são muito procurados. O infantil já não tem mais”, informou Milton, acrescentando que a loja deve repor alguns artigos para atender os clientes. Segundo ele, além das festas nos colégios, empresas e beneficentes, o tema festa junina e julina também é muito usados nos aniversários.
Nos supermercados, os produtos mais procurados são para preparar os deliciosos caldos, que não podem faltar nas festas típicas. Os ingredientes para canjiquinha, feijão amigo e caldo verde são os mais procurados. Entre os doces caseiros, o pé de moleque é o preferido. E pra esquentar, quentão ou chocolate quente. Já nas lojas de tecidos, os panos mais procurados são a chita, escolhida para os vestidos das meninas, e o xadrez, que é usado tanto para vestidos quanto para as camisas.
Comentários