07 novembro, 2014
Comentários

Festival de Cultura e Culinária de Piraí repete sucesso em 2014

"

A 13ª edição do Piraí Fest foi um sucesso e mais uma vez ficou comprovado como um dos melhores festivais de cultura e gastronomia do Estado. Este ano o evento contou com renomados chefs e grandes estrelas da música brasileira, além de uma bela homenagem ao poeta e compositor Chico Buarque. A organização estima que 80 mil pessoas circularam pelo município durante os quatro dias da festa que aconteceu de 16 a 19 de outubro.

CHICO BUARQUE: 70 ANOS DE POESIA (FOTO CHICO)


Um dos maiores compositores da música popular brasileira, a obra de Chico Buarque reúne ainda peças de teatro, musicais, romances etc.
O Piraí Fest 2014 homenageou o poeta, compositor e cantor Chico Buarque de Holanda, que no último dia 19 de junho completou 70 anos de idade. Carioca, Chico passou seu aniversário em Paris, escrevendo seu próximo livro. Sua trajetória passa pela música, pelo teatro, pelo cinema, pela literatura e pela história do Brasil. É destaque também pelo engajamento político e social, que foi uma de suas marcas e que se fez presente em toda a obra do artista, sobretudo em suas canções. Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Cesário Alvim, Chico escreveu seu primeiro conto aos 18 anos, ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, “Chico Buarque de Hollanda” e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música “A Banda”.

------------

Piraí teve de buscar uma alternativa para impulsionar o turismo e conseguiu isso com o Piraí Fest, que comemora o aniversário de emancipação político-administrativa do município. No ano de 2002, através de uma iniciativa do então prefeito Luiz Fernando Pezão, hoje governador, a primeira edição foi realizada de forma quase tímida, simples, porém criativa. A ideia de se juntar “Cerveja com macadâmia e tilápia”, produtos cultivados no município, em um único evento foi crucial para que Piraí, enfim, pudesse descobrir parte de sua vocação, além, é claro, da introdução de um toque de requinte e sofisticação da gastronomia, com a participação de chef’s renomados e que deram um mote todo especial ao evento.

""

 

Rubem e Elizabeth são de Niterói.

Hoje o evento conta com shows de bandas e cantores conceituados, trazendo para a cidade turistas de longe e também de cidades vizinhas, que marcam presença de forma efetiva todos os anos. A dona de casa Elizabeth Barros, moradora de Niterói, ficou hospedada no hotel Manequinho na companhia do seu marido, o animado senhor Rubem. O casal aproveitou o final de semana para assistir ao festival. “Eu gosto das comidas típicas e das barracas de artesanato e meu marido gosta de chopp, então encontramos um evento que agrada aos dois”, brincou dona Elizabeth. Já o senhor Rubem, gostou tanto do evento, que já confirmou presença no Piraí Fest 2015. “Meu filho veio no ano passado com a minha netinha e gostou muito. Ele nos indicou e este ano quem veio foi a gente. As pessoas da cidade são um encanto e é certo que ano que vem estarei de volta”, confirmou Rubem.

Caroline Young com os amigos.

Já a estudante de jornalismo Caroline Young de 20 anos já frequenta o Piraí Fest há três anos e este ano veio especialmente para assistir ao show do Sambô, uma de suas bandas preferidas. Como também é atleta e não bebe, Carol aproveitou o festival de gastronomia para comer uma tilápia, mas garantiu que não foi frita. “Vim com meus amigos para assistirmos ao show do Sambô, que eu adoro. Aqui é muito legal, pois sempre encontro pessoas que não via há muito tempo. Aproveitei o festival de gastronomia para comer uma tilápia. Como sou atleta, escolhi uma que não era frita”, brincou Young.

Deisi carli com as amigas.

Quem também adora o Piraí Fest é a auxiliar administrativa de Barra Mansa Deisi Carli, de 29 anos. “Eu adoro este evento porque aqui temos a oportunidade de encontrar muitos amigos”, contou Deisi, que aproveita a proximidade de sua cidade com Piraí para vir sempre ao evento. “Este é o quinto ano que venho aqui. Venho com meus amigos de dia e voltamos para casa no mesmo dia, à noite”. Indagada sobre voltar para a casa depois de ingerir bebida alcoólica, a jovem garantiu que sempre um dos amigos deixa de beber para voltar dirigindo. “Como fazemos bate-volta, um de nossos amigos se comprometeu a não beber para voltar dirigindo”, nos tranquilizou Deisi.

Marcos Felix com a família.

Os moradores de Piraí também não escondem a paixão por esse evento, pois eles aproveitam a oportunidade para juntar amigos e familiares num clima de descontração e confraternização. Exemplo disso é o Senhor Marcos Felix, que aproveitou a festa para se divertir com sua esposa Neuza, sua filha Lourdes e sua neta Ana Clara. “Minha neta adora ficar aqui na praça brincando nesses dias de evento, pois têm outras crianças e o clima de festa é muito bom. Acaba que nós, mais velhos, também aproveitamos muito, pois têm opções de lazer para todas as idades”, disse Felix.

A comerciante Márcia Paula.

Já a empresária Márcia Paula, proprietária da “loja do Alan”, aproveitou o movimento da cidade e, assim como os outros comerciantes, abriu seu estabelecimento no dia do aniversário da cidade. “Vamos trabalhar no feriado (17/10) e folgar na próxima segunda (20/10). Temos que aproveitar o movimento na cidade para tentar faturar um pouco mais. Mas assim que eu fechar a loja, vou para a praça tomar um chopp e comer uma tilápia”, se empolgou Márcia. – Foto: Michelle Raffide – A comerciante Márcia toda animada esperando a loja fechar para curtir o Piraí Fest

CONCURSO GASTRONÔMICO
O Concurso Gastronômico deste ano aconteceu de forma diferente das outras edições. Ao invés de levar os restaurantes para a praça, foram os jurados que visitaram os estabelecimentos participantes. Outra novidade importante foi a inclusão da categoria Tira- Gosto. A maratona começou às 11 horas do sábado, 18 de outubro, com a visita aos 12 estabelecimentos inscritos com suas 15 receitas diferentes. Às 21 horas do mesmo dia, na Praça da Preguiça, foram anunciados os vencedores.

Categoria Tira-Gosto: 1º Posto Refúgio com seu Pastel de tilápia com molho chille; 2º Rei do Torresmo com o seu delicioso torresmo; e em 3º o Bar do Careca com o tira-gosto Jiló recheado.
Categoria Entrada: 1º Reserva Aroeira com o prato Ninho de tilápia; 2º Trattoria do Valle com o Carrello de tilápia.
Categoria Prato Principal: 1º Bistrô Casa Antiga com o prato Tilápia em crosta de macadâmia e talharim de pupunha e camarão; 2º Restaurante Genipapo com Filé de tilápia defumada com purê de macadâmia e arroz ao pesto; 3º Bistrô Manequinho com Tilápia raízes.
Categoria Sobremesa: 1º Torteria da Adriana com Verrine moça de macadâmia; 2º Posto Refúgio com o Pastel de creme de macadâmia com banana flambada e praline de macadâmia; 3º Bistrô Manequinho com a Torta mousse Romeu e Julieta.

ESPAÇO FAMÍLIA
Com atrações diversificadas e brinquedos para crianças, o espaço foi para quem optou curtir o evento em família. As atrações Peppa Pig e Galinha Pintadinha divertiram a garotada. O espaço família contou também com o tradicional artesanato de Piraí, onde os visitantes puderam apreciar e comprar produtos confeccionados por artesãos da região, além de degustar quitutes de macadâmia e tilápia.

PROJETOS CULTURAIS
O festival também conta com um espaço de destaque dedicado aos projetos culturais da cidade. Alunos do projeto de música “Piraí, acordando sons, musicando cultura”, fizeram um belo show. O grupo de Jongo de Arrozal também se apresentou resgatando parte da cultura do município. Também teve shows com bandas regionais e bandas consagradas, como “Só pra Contrariar”, “Roupa Nova” e “Sambô”.


FISCALIZAÇÃO EFICAZ NA COIBIÇÃO DE CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR MENORES DE 18 ANOS
Dados divulgados pelo evento apontam que somente um atendimento a menor por motivo de embriaguez foi realizado no Centro de Eventos durante os quatro dias de festa. E um caso foi registrado no Hospital Flávio Leal em todo o âmbito do evento.
A estatística é atribuída ao trabalho realizado pela fiscalização municipal, que visa coibir a compra e ingestão de bebida alcoólica por menores de idade. Por isso os menores que entraram na área de shows do Centro de Eventos precisaram apresentar autorização dos pais e receberam uma pulseira vermelha que proibia a compra de qualquer tipo de bebida alcoólica nas barracas.

--
Como diz a garotada, mais uma vez o Piraí Fest bombou, pois tem lazer garantido para todos. Os jovens paqueraram, as crianças brincaram e ficaram deslumbradas com os shows infantis, os pais ficaram orgulhosos com os sorrisos dos filhos, os mais experientes saborearam as delícias da culinária local, principalmente tilápia e macadâmia, sem contar o artesanato, as  peças de teatro, os desfiles e os ótimos shows.
É preciso ter vocação para conseguir unir em apenas um evento dezenas de opções de lazer e entretenimento. Outros municípios também necessitam descobrir a sua vocação turística ou uma maneira de fomentar a sua economia local. No Piraí Fest o turismo lida diretamente com a economia primária, ou seja, faz com que o dinheiro circule de forma direta e objetiva no comércio local. Um bom exemplo disso são as ocupações de hotéis, bares e restaurantes durante o evento que deixou saudades e gostinho de quero mais.

Bistrô Casa Antiga

José e Angélica.

Sofisticado restaurante vence concurso gastronômico do Piraí Fest

O Bistrô Casa Antiga é um restaurante que atinge um público mais exigente, que busca sofisticação e pratos conceituados, com técnicas apuradas, num local em total harmonia com a natureza. Fundado em abril de 2010 pelo casal José Osório e Angélica Fernandes, o bistrô oferece a tradição da gastronomia francesa aliada à versatilidade da cozinha brasileira, resultando em uma culinária moderna e arrojada. “A ideia de abrir o bistrô aconteceu quando nos aposentamos e nos questionamos: O que fazer na aposentadoria? A vida toda a gente sempre gostou de culinária e então decidimos abrir o bistrô, e como viajávamos muito, principalmente para a França, fomos captando ideias para montar nosso empreendimento”, disse José Osório.
O restaurante trabalha com um cardápio pequeno, porém conta com pratos refinados e de alta qualidade, além de uma bela carta de vinhos. “Trabalhamos com cordeiro, peixes, camarão e filet mignon e temos vinhos da França, Itália, Portugal, Chile, Argentina e Brasil”, revelou Angélica.
Situado no bairro Varjão, em Piraí, o Bistrô Casa Antiga funciona apenas nos finais de semana, sempre com muita atenção aos detalhes, à criatividade e à utilização de ingredientes de alta qualidade. Decorado com móveis raros, o bistrô também funciona como casa de eventos.

BISTRÔ CASA ANTIGA RECEBE O PRÊMIO DE MELHOR PRATO PRINCIPAL DO PIRAÍ FEST 2014

Participando pela primeira vez deste evento, o Bistrô Casa Antiga ganhou o prêmio principal logo na sua estreia, com o prato “tilápia em crosta de macadâmia e talharim de pupunha e camarão”. “Trabalhamos também com produtos típicos de Piraí, como tilápia, macadâmia e palmito pupunha. Aqui no Varjão há uma grande plantação deste palmito. Em nossa primeira participação no concurso gastronômico nós tivemos o privilégio de vencer. Agradecemos aos organizadores do festival, aos jurados e também aos participantes que demonstraram profissionalismo e qualidade no preparo de seus pratos”, finalizou José.


 

 

"

Comentários