Image
14 junho, 2019
Comentários

Festival de Inverno de Fanfarras e Bandas de Engenheiro Passos será neste domingo

Este domingo, dia 16, será animado em Engenheiros Passos, distrito do município de Resende, com o Festival de Inverno de Fanfarras e Bandas. O Concurso de Bandas e Fanfarras (Confaban) será realizado em dois blocos, nos períodos da manhã e da tarde, na Cohab (Conjunto Habitacional) da Avenida das Camélias, nas proximidades da sede da Administração Regional do distrito. O concurso promovido pela Prefeitura de Resende reunirá corporações de várias cidades.



A abertura oficial ocorrerá às 8h e meia hora depois haverá apresentação especial com a fanfarra do Programa “Gente Eficiente”, desenvolvido pela Prefeitura. Criada em 2017,a banda “Gente Eficiente” conta atualmente com 45 componentes. O governo municipal disponibilizou palco, som e iluminação especiais, banheiros, além de esquema de segurança e trânsito com a Guarda Civil Municipal, para montar a estrutura do concurso. De acordo com o superintendente de Eventos da Prefeitura, Júlio César Barbosa da Silva, a infraestrutura foi organizada para receber representantes de diversos municípios, com o objetivo de valorizar a música nas variadas categorias de fanfarras e bandas marciais.



— O distrito Engenheiro Passos vai abrigar a Confaban, que tem o principal intuito de capacitar os jovens para o movimento artístico. É importante promover festivais culturais que incentivem os profissionais que têm o dom instrumental e suas técnicas e habilidades, além da inclusão social, conforme acontece com o grupo “Gente Eficiente”. Estes músicos merecem ganhar destaque no cenário regional e em todo o País, pois dedicam suas vidas à arte, por meio das bandas marciais e fanfarras – frisou.



As apresentações do primeiro bloco começarão às 9h e devem terminar antes de meio-dia. O resultado desta etapa será anunciado logo em seguida. Já o segundo bloco terá início às 14h, tendo como última apresentação a anfitriã Comep (Corporação Musical Engenheiro Passos), que está prevista para as 19h30. Todos os grupos deverão estar na concentração uma hora antes. O resultado desta fase sairá por volta de 20h. As categorias são divididas em: fanfarra; banda iniciante; banda musical; percussão sinfônica; apresentação especial; banda de percussão marcial só com liras; banda marcial; e bandas de percussão com instrumentos melódicos juvenil e sênior.



Além das corporações “Gente Eficiente” e Comep, estarão envolvidas as seguintes fanfarras e bandas: Comaf (Corporação Musical Avides Fraga), de Muqui, no Espírito Santo; Banda Municipal Evanir, de Magé, no Rio; Comusa (Corporação Musical de São Pedro da Aldeia), no Rio; Corporação Musical Paes Barreto, de Duque de Caixas e Saracuna, Rio; Corporação Musical Visconde de Mauá, de Resende; Comasi (Corporação Musical Alvimar Silva), de Vitória, no Espírito Santo; Comjace, de Realengo, no Rio; CVC, de Nova Iguaçu, no Rio; Comjuver (Corporação Musical Júlio Verne), de Resende; Corporação Musical Leões da Emast, de São Gonçalo, no Rio; Commat de Realengo; Dragões do Farol, de Campos de Goytacazes, no Rio; Banda Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Rio; Banda Municipal Evanir, de Magé, no Rio; Comaf de Ribeirão Preto, em São Paulo; Banda de Metais e Percussão de Queluz, em São Paulo; Bamapro (Banda Marcial Projeto Vencedores), de São José dos Campos, em São Paulo; Comrio (Corporação Musical de Rio das Ostras), no Rio; ABF (Associação Balbino da Fonseca), de Valença, no Rio; Corporação Musical Imperial, de Mangaratiba, no Rio; Dom Pedro I, de Mesquita, no Rio; Comusf (Corporação “Música Sem Fronteiras”) – FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde), de Valença.

Comentários