29 abril, 2016
Comentários

Fim de semana com atrações musicais gratuitas em Volta Redonda



Banda e Coral municipais e Projeto Volta Redonda Cidade da Música são opções para todas as idades; Zoo tem peça teatral

A Prefeitura de Volta Redonda programou um fim de semana musical e teatral para sábado (dia 30 de abril) e domingo (dia 1º de maio), e o melhor, as atrações são gratuitas. O projeto Volta Redonda Cidade da Música abre as portas de sua sede, no bairro Vila Mury, para o primeiro Recital de Música de Câmara de 2016. As apresentações serão realizadas na Sala de Ensaios, a partir de 16h, no sábado (dia 30), e a entrada é franca. De acordo com a maestrina Sarah Higino, vão participar os músicos da Orquestra de Cordas e da Banda de Concerto de Volta Redonda, grupos integrantes do projeto. “Vamos formar grupos menores para este recital especial”, disse a maestrina, acrescentando que as apresentações serão feitas por quartetos de cordas, trio de clarinetes, grupos de percussão e trio de violinos, além de outros grupos que ainda estão sendo preparados para o Recital.
Ela disse ainda que serão apresentados 15 números musicais compostos por canções brasileiras, internacionais, barrocas e românticas. “Nossa Sala de Ensaio, onde acontecem os principais espetáculos, tem capacidade para receber um público de 250 pessoas. E como é um recital de câmara, o público ficará mais próximo dos músicos, assim como era realizado antigamente em pequenos salões ou em casa”, disse a maestrina, frisando que a expectativa é de o que o concerto tenha cerca de uma hora e meia de duração.
Sarah aproveitou para reforçar o convite ao público para assistir o Recital e conhecer o prédio da sede do projeto, que foi inaugurado em maio do ano passado. “Solicitamos às pessoas que cheguem pelo menos 15 minutos antes do início do recital, para que se acomodem e escolham os melhores lugares. Queremos que venham conhecer o nosso projeto e o talento dos integrantes da Cidade da Música”, convidou a maestrina. A sede do Projeto Volta Redonda Cidade da Música fica na Rua Graham Bell, nº 89, bairro Vila Mury.
PROJETO – O Projeto Volta Redonda Cidade da Música é desenvolvido em Volta Redonda pelo seu idealizador, professor Nicolau Martins de Oliveira, com alunos das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). Teve início em 1974 e é mantido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, atendendo a mais de 4,5 mil alunos da rede pública de Ensino.
TEATRO - O Zoológico Municipal de Volta Redonda apresenta neste domingo (dia 1º de maio) a Companhia Teatral Projeto Vida, que apresenta a peça “Confusão da Bicharada”, às 10h30 e às 13h30.

Banda e Coral Municipal retomam projeto Banda Alegra Cidade

Realizadas no primeiro domingo de cada mês, apresentações acontecem das 10h às 12h no Memorial Getúlio Vargas

No dia 1º de Maio (domingo), quando se comemora o Dia Mundial do Trabalho, o Coral Municipal e a Banda Municipal de Volta Redonda se apresentam no térreo do Memorial Getúlio Vargas, das 10h às 12h. O evento faz parte do projeto Banda Alegra a Cidade, que acontece no primeiro domingo de cada mês. De acordo com a coordenadora da Banda e do Coral, Celina Ramos, além das apresentações de maio, os músicos estão disponíveis para demandas da comunidade.
“Estamos muito felizes de estarmos retomando os trabalhos. Já são 35 anos de Banda e as pessoas já estavam me perguntando nas ruas sobre o retorno dos projetos. Estamos voltando e convidamos a todos para prestigiarem nossas apresentações”, disse Celina, lembrando que também está previsto para maio o início das atividades do projeto Fim de Tarde, que acontece às sextas-feiras, com as apresentações tendo início às 18h30.
A secretária de Cultura, Rosane Gonçalves, ressaltou que os projetos Banda Alegra a Cidade e Fim de Tarde têm o objetivo de popularizar a cultura. “A nossa intenção é levar a música onde as pessoas estão ou passam, para que todos possam receber cultura. Tenho certeza que todos vão parar e ouvir, pois a música deles é, sem dúvida, contagiante. São músicos muito talentosos”, completou a secretária.
BANDA E CORAL - A Banda Municipal é composta por 53 músicos, sendo regida pelos maestros Gerson Costa (regente principal), pelo contramestre Rinaldo Galvão, e o auxiliar de regência Rothschild Miranda. Já o Coral Municipal é composto por 32 vozes e tem na regência principal José Arimatéa, e como regente auxiliar Luiz Cajazeiras. O repertório das apresentações é bastante eclético, com sucessos nacionais e internacionais, com canções dos Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Celine Dion, etc. Entre os nacionais estão músicas de Tom Jobim, Raul Seixas, Djavan, Roupa Nova, Pixinguinha, Ari Barroso, com arranjos atuais.

Comentários