Image
12 abril, 2018
Comentários

Fim de semana tem domingo rural em Resende

O Parque de Exposições Francisco Fortes Filho vai se transformar, neste domingo, dia 15, numa grande fazenda, com produtos rurais, missa sertaneja, apresentação de violeiros, prova de hipismo, artesanato de qualidade e um animado forró, que promete não deixar ninguém parado. É o primeiro do Domingo Rural, que será promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Associação dos Sertanejos e Emater-Rio. Criado para incentivar a produção agrícola do município e promover a integração entre a cidade e o campo, o Domingo Rural terá início às 9h da manhã, com uma missa sertaneja.



De acordo com a programação, o evento, que terá ainda praça de alimentação e um festival de pipas, entre outras atrações, contará com a participação de 32 produtores rurais da região, que aproveitarão o espaço para comercializar hortaliças, diversos tipos de queijos, peixes, como truta e derivados, cachaça, doces, mel, massas naturais para o preparo de lasanhas e empadas, além de sucos naturais, entre muitos outros produtos.



Já quem experimentar as delícias do campo no próprio parque, poderá escolher entre uma das 15 barracas que vão compor a praça de alimentação e fazer um lanche diferente. Lá serão oferecidos caldos, pamonha e os tradicionais pastel com caldo de cana e pão com pernil ou linguiça. Além de oferecer uma opção de lazer para toda a família, o Domingo Rural, que acontecerá sempre no terceiro domingo de cada mês, das 8 às 19h, será uma forma de trazer para a cidade a realidade do campo, conforme explica o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo.



- O Domingo Rural é um importante evento de apoio à produção agrícola do nosso município, pois oferece ao produtor a chance de vender seus produtos direto para o consumidor, sem a necessidade de intermediários. Além disso, o evento também funciona como um meio de integração entre dois ambientes e culturas bem diferentes: a cidade e o campo – disse o secretário.



Música, artesanato e diversão



De acordo com ele, uma das principais atrações do evento, além dos produtos típicos da roça, serão as atrações musicais, com moda de viola, show de violeiros e forró, ritmos bem característicos do meio rural. A participação dos músicos começa bem cedo, na missa sertaneja, na qual os cânticos religiosos terão o acompanhamento das violas. Logo depois, terá apresentação de moda de viola com o instrumentista e professor da Escola das Artes Maestro Vicente Aniceto Sena, Thiago Zaidan, e mais tarde o forró comandado pela dupla sertaneja Júlio e Régis.



Já para quem aprecia artigos confeccionados manualmente, 40 artesãs estarão no local exibindo e comercializando seus produtos no Domingo Rural. As crianças também terão muito o que aproveitar no evento, onde haverá brinquedos como cama elástica, mesa de ping pong e peteca, tudo acompanhado por profissionais de educação física. E quem quiser voltar a ser criança por algumas horas, também poderá aproveitar o festival de pipas que promete atrair muita gente para a área do Parque de Exposições.



O Domingo Rural, que tem entrada gratuita, conta com o apoio do Sindicato Rural de Resende e da União Cata Cata, responsável pelo festival de pipas.



Confira a programação completa:



8h – Abertura

9h – Missa Sertaneja

10h30 – Hipismo Rural

10h30 – Apresentação de moda de viola com Thiago Zaidan

11h30 – Apresentações culturais, música e dança

12h30 – Apresentação de violeiros

15h30 – Forró

Durante todo o dia: Feira com produtos da roça e orgânicos, venda de artesanato, praça da alimentação, víspora (bingo) e festival de pipas


Comentários