14 maio, 2019
Comentários

Firjan oferece bolsas para o programa Comunidade Empreendedora

Voltado para jovens de baixa renda e com espírito empreendedor, capacitações acontecem no Rio de Janeiro, em Botafogo


Faltam 10 dias para o fim das inscrições para o programa de capacitação Bolsa Comunidade Empreendedora da Casa Firjan. O Bolsa Comunidade Empreendedora capacitará pessoas de baixa renda, com idade mínima de 14 anos, para atuação em inovação e empreendedorismo, considerando novas metodologias de ensino, como criatividade aplicada, fabricação digital e design thinking. As inscrições encerram dia 24 e os cursos ocorrem na sede da casa, no bairro Botafogo, Rio de Janeiro.



Destinado a pessoas que estejam envolvidas em algum projeto empreendedor ou ação social; jovens que desejam aplicar a inovação para transformar a realidade das comunidades onde moram também integram o perfil de candidatos para o programa. Neste primeiro momento, são 100 bolsas de estudo integrais para todos os cursos e atividades da Casa Firjan previstos entre junho e dezembro deste ano.



“Queremos trazer pessoas criativas e engajadas para dentro de nossos ambientes educacionais, eliminando as barreiras financeiras”, destaca Carolina Jaguaribe, especialista de Projetos Especiais da Casa Firjan.



Inscrições



Além da idade mínima de 14 anos, o interessado deve estar cursando ou ter concluído o oitavo ano do Ensino Fundamental. As informações com o edital a ser baixado e o formulário de inscrição podem ser acessados neste endereço: https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/casa-firjan/o-que-fazemos/edit...



Para se inscrever é muito fácil e rápido. Além de ler o edital e preencher o formulário, é só gravar um vídeo de 2 minutos respondendo a algumas perguntas, como: quem é você? o que faz no momento? do que você se orgulha de ter feito? por que deseja fazer um curso na Casa Firjan? e de que forma você pode multiplicar o conhecimento adquirido?.



O resultado dos estudantes selecionados será divulgado no dia 5 de junho. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato pelo email casafirjan.duvidas@firjan.com.br ou 0800 0231 231.



Carolina destaca que o processo de seleção foi pensado de modo a compreender o perfil dos candidatos, por meio do formulário e do envio do vídeo compartilhando as experiências, conquistas e ambições de cada candidato. “O formato busca uma troca entre a Casa e os interessados, e nosso portfólio de produtos pode aumentar em decorrência dos anseios sinalizados”, ressalta.



Estudos de Futuro, Criatividade Aplicada, Design Thinking e Fabricação Digital estão entre os cursos previstos no catálogo de educação da Casa Firjan entre junho e dezembro deste ano. Os detalhes sobre os cursos, oficinas e master classes, que são aulas com experiência imersiva, estão disponíveis na página de cursos da Casa Firjan.



Casa Firjan



Inaugurada em agosto de 2018, em Botafogo, a Casa Firjan é um espaço de inovação e empreendedorismo, que integra programação de cursos, oficinas e palestras a um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas, que contempla ainda uma programação de atividades culturais. Uma das principais missões da Casa Firjan é refletir sobre o futuro do mercado de trabalho, considerando os desafios e tendências da nova economia, além de estudos, como o do Fórum Econômico Mundial, que aponta que 65% das crianças que estão hoje no ensino básico vão trabalhar com profissões que ainda não existem. A casa está localizada na Rua Guilhermina Guinle, 211.

Comentários