Image
31 julho, 2018
Comentários

Fórum discute novas estratégias para fomentar o esporte em Itatiaia

 Representantes do poder público e da sociedade civil, entre eles vários atletas da cidade, estiveram reunidos no Fórum Municipal de Esporte realizado no último domingo (29), na Casa da Cultura, no Centro. O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e teve a finalidade de mapear as atividades esportivas da cidade, debater e propor políticas públicas e ações para serem aplicadas no município.

Aberto a toda a população, após a abertura oficial do evento os participantes puderam assistir uma palestra com coordenador de Educação Física da Faculdade Dom Bosco, Maurício Teixeira, que falou sobre a “Lei de Incentivo ao Esporte”. Logo em seguida, o tema “Sistema Municipal de Esporte” foi ministrado pelo estudante de administração,Gabriel Garros.

Na sequencia, os participantes foram divididos em grupos, onde sugeriram propostas para serem implantadas no município e ainda fizeram um levantamento dos projetos e entidades do município.

- O Fórum foi muito importante porque contou com uma participação efetiva dos profissionais.Juntos tivemos a oportunidade de fazer o mapeamento dos projetos, dos profissionais e entidades do município. Agora partiremos para a ação, como por exemplo, no caso dos atletas, nosso objetivo é fazer um cadastro para tentarmos dar suporte aqueles que precisarem. Já em relação as entidades vamos buscar conscientizar a coordenação daquelas que não estão devidamente regularizadas para se regularizarem - disse o secretário de Esporte e Lazer, Alex Gomes da Silva.

No decorrer do evento também foi debatida a importância das adequações da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e do Conselho Municipal de Esporte.  

- Tanto a Lei de Incentivo, quanto o Conselho Municipal, são fundamentais para o bom desenvolvimento do esporte no nosso município. Nesse debate percebemos que vamos precisar de atualizações, vamos precisar reativar o conselho, até mesmo porque percebemos que algumas entidades que fazem parte dele não existem mais. Precisamos que o Conselho tenha um trabalho efetivo.Também vamos precisar que a lei atenda as nossa realidade hoje. Por isso, vamos trabalhar todos esses pontos agora no segundo semestre, para seja possível colocarmos tudo em prática no início de 2019 - explicou o secretário.

O evento contou com a presença do vereador José Adelson (Toroca) representando o Legislativo Municipal. A Secretaria de Esporte e Lazer fica localizada na Rua Dona Apolinária, nº380, Centro. O telefone de contato é (24) 3352 6444.

Por Matilde Basilio

Comentários