Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda se reúne com deputado Nelson Gonçalves
O auditório do Sicomércio VR recebeu no final da tarde desta segunda-feira, dia 30, representantes do Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda e o Deputado Estadual Nelson Gonçalves. O objetivo do encontro foi debater estratégias para o desenvolvimento econômico regional e a atuação do parlamentar. Empresários associados às entidades também participaram da reunião.
Na abertura do evento, o presidente do Fórum, Evandro Queiroz Glória – que representa a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda (Aescon VR) – agradeceu a presença do parlamentar e lembrou que o Fórum Permanente já recebeu outros deputados desde o início do ano. “Estamos discutindo medidas governamentais que afetam diretamente as empresas. Os deputados estaduais Edson Albertassi e Luiz Paulo já participaram de reuniões e vamos abrir espaço para outros políticos debaterem conosco”, frisou Evandro.
Questionado sobre o pacote tributário lançado pelo governo estadual no início do ano – que inclui o aumento do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (FECP) de 1% para 2%, cria a Taxa Única de Serviços Tributários da Receita Estadual e majora a tabela de taxas de serviços estaduais – Nelson Gonçalves argumentou que o Estado do Rio foi um dos que mais sofreram com a crise econômica nacional.
“A economia do nosso estado gira em torno do petróleo, cujo preço desabou ano passado e agravou a crise. A ALERJ aprovou essas medidas no final de 2015 para tentar melhor a situação do Estado, mas depois os deputados reavaliaram o pacote. A taxa única deve ser revogada pela Assembleia ainda esta semana e os outros assuntos estão sendo discutidos pelas Comissões de Orçamento e Tributária”, justificou o deputado, que se posicionou contra a extinção de programas de incentivos fiscais no estado. “Há muitos casos de concessão de benefícios fiscais para empresas que precisam ser revistos. Mas os programas não podem ser simplesmente extintos. O Sul Fluminense, por exemplo, foi uma região que muito se beneficiou desses programas, que trouxeram prosperidade para os municípios com a instalação de novas empresas”, argumentou.
O presidente da ACIAP VR, Joselito Magalhães, defendeu a necessidade de uma gestão pública realmente eficiente. “O governo do estado tem que cortar gastos e melhorar a gestão dos recursos. O empresário não pode ser penalizado com o aumento da carga tributária para pagar a conta da má administração. Nós não podemos ser a solução financeira para salvar esse governo”, afirmou Joselito, que recebeu o apoio de todos os empresários presentes.
Nelson Gonçalves concordou com o presidente da ACIAP VR e pontuou que há necessidade de mais diálogo entre os poderes executivo, legislativo e sociedade organizada. “É importante haver uma agenda de debates para direcionar as ações e adequar o orçamento do próximo ano”, disse o parlamentar, que em seguida apresentou um resumo da sua atuação na ALERJ e propostas para o desenvolvimento regional, como a utilização da rede ferroviária para o turismo.
“Foi uma reunião muito proveitosa. Esses encontros com parlamentarem têm servido para aproximar o Fórum Permanente do poder público, abrindo um canal de diálogo entre políticos e a classe empresarial”, afirmou Leandro Glória, presidente da Aescon VR. O presidente do Sicomércio VR, Jerônimo dos Santos, concordou: “A união das entidades em prol do setor produtivo demonstra força. Tenho certeza que essa parceria vai nos permitir traçar caminhos melhores para o fomento da economia local e regional”, finalizou.
Fórum Permanente – Composto pela ACIAP VR, Sicomércio VR, CDL VR, Metalsul, Sinduscon-SF, Aescon VR e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da Região Sul Fluminense, o Fórum tem como objetivo debater medidas governamentais que afetam os negócios e executar ações de interesse da classe empresarial.
Comentários