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10 dezembro, 2024
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Fundação ArcelorMittal oferece formação gratuita para mulheres de Resende

Jovens mulheres de Resende estão tendo a oportunidade de se prepararem para a inclusão no mercado de trabalho. A formação faz parte da Jornada Liga STEAM, programa da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Social Brasilis. A iniciativa oferece aulas, estimula o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas voltadas às áreas que integram o STEAM - ciência, tecnologia, engenharias, arte e matemática.

A transformação digital tem modificado o cotidiano da sociedade e, principalmente, o mercado de trabalho, que se torna cada vez mais tecnológico e digital. Para acompanhar as tendências e esse cenário desafiador, as participantes terão acesso a mentorias com especialistas, conhecimento técnico em tecnologia e automação e conexão com profissionais de diversas áreas que atuam na ArcelorMittal Resende.

O programa é 100% gratuito e tem certificação. As aulas tiveram início em outubro e terão duração de oito meses. Foram disponibilizadas 40 vagas, e as participantes terão encontros semanais e com acompanhamento direcionado, que acontecem na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).

Além disso, as alunas terão a possibilidade também de desenvolver novas tecnologias que podem se tornar inovações científicas, tecnológicas e sociais com impacto positivo para o mercado de trabalho e a sociedade. As áreas que fazem parte do STEAM, juntas, formam as profissões do futuro.

Uma das alunas do projeto, Nina Portugal da Costa conta que a formação está sendo uma oportunidade única na vida dela. “Os professores são ótimos e estou aprendendo tanto na teoria quanto na prática, de forma muito eficiente. O professor sempre traz exemplos de mulheres que revolucionaram de alguma forma a tecnologia e isso me inspira, porque quero ser engenheira”, destaca.


O que é a Liga STEAM

Criada em 2022, a Liga STEAM promove a adoção nas escolas brasileiras da abordagem educacional STEAM, bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em STEAM para educadores de redes públicas de ensino e a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM com o objetivo de torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.

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