20 fevereiro, 2018
Comentários

Fundo para infância de Resende lança campanha para receber doações do IR

Quem têm o imposto retido na fonte ou que pague o tributo, não sofrerá qualquer acréscimo ao destinar até 3% do volume ao Fundo de Apoio a Crianças e ao Adolescentes de Resende

Ajudar financeiramente na realização de projetos em apoio a crianças e adolescentes de Resende pode estar ao alcance de muitas pessoas. O CONFIAR - Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende - e o CMDCAR - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Resende - estão em busca de contribuintes do tipo Pessoa Física, que faz declaração de Imposto de Renda pelo formulário completo. Quem têm o imposto retido na fonte ou que pague o tributo, não sofrerá qualquer acréscimo ao destinar até 3% do volume ao Fundo de Apoio a Crianças e ao Adolescentes de Resende.

Contribuir é muito simples, e o passo a passo esté bem explicadinho para quem quiser fazer parte dessa corrende do bem. Márcia Imbuzeiro, presidente do CONFIAR, está empenhada em esclarecer a população e a incentivar novos parceiros a destinarem parte do imposto de renda a projetos educacionais e culturais. Todas as dúvidas podem ser tiradas diretamente com a presidente ou com os servidores do Conselho (24 3360-9890).

Sobre as instituições

O CMDCR realiza estudos sobre ameaças às violações de direitos estabelecidos e, ao lado de outros orgãos especializados, decide maneiras eficazes para enfrentar estes problemas na cidade. Todos os recursos de impostos ou doações, destinados a este Fundo são, obrigatoriamente, investidos na cidade.

Entre outras atividades desenvolvidas, o CONFIAR mantém atualmente 420 jovens, alunos de oficinas e atividades culturais, que também oferecem bolsa auxílio de R$150 mensal aos menores.

- Os doadores podem ficar tranquilos quanto ao destino de suas contribuições. Quem decide o uso dos recursos do Fundo Municipal é o CMDCAR - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Resende. Este órgão é composto por pessoas da administração municipal e da sociedade civil, comprometidas com a proteção de crianças e adolescentes, principalmente àquelas em situação de risco. Estamos prontos para prestar qualquer tipo de esclarecimento aqueles que decidirem nos ajudar a manter este trabalho, tão importante para muitas familias resendenses – explica Márcia Imbuzeiro.



COMO DOAR?



O CONFIAR divulgou também um roteiro para orientação de contribuintes que queiram fazer doações, através de sua declaração de Imposto de Renda:

Como fazer para doar parte do seu IR para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Resende?

1 - Ao realizar o preenchimento da declaração sobre IR de Pessoa Física no aplicativo fornecido pela Receita Federal, o contribuinte terá duas opções de tributação: "por deduções legais" ou "Por desconto simplificados". Optando pela primeira, o contribuinte destinará até 3% do IR devido ao Fundo Municipal para Infância e a Adolescência de Resende.

2 - Após concluir o preenchimento, e antes de "Entregar a declaração", você deve clicar para expandir a aba "Resumo da Declaração" devido ao Fundo Municipal para Infância e Adolescência de Resende;

3 - Selecione o tipo de Fundo: Municipal. A UF: RJ -Rio de Janeiro. O Município: Resende - 16.555.852/0001-57. Para preencher o valor, veja que o próprio programa indica quanto está disponível para doação;

4 - Você verá que o valor destinado ao Fundo da Criança será integralmente deduzido do seu imposto imposto a pagar. Não vai te custar nada nada. Agora basta imprimir o guia de pagamento para o Fundo. Selecionar a aba "imprimir" e clique depois em "Darf -Doações Diretamente na Declaração -EC". Conclua normalmente a declaração do IRPF e efetue o pagamento da guia que voce imprimiu.

Para maiores informações, procure o CONFIAR.

Comentários