Image
11 setembro, 2018
Comentários

Gases emitidos pelas empresas de Itatiaia levam moradores à Câmara Municipal

A pedido do vice-presidente da Câmara Municipal de Itatiaia, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB), foi realizada nesta segunda-feira (10), na Câmara, a audiência pública “A emissão de gases das empresas instaladas em Itatiaia e a qualidade de vida dos moradores”. A audiência teve a participação de 71 pessoas – inclusive, quatro delas usaram a palavra para relatar algum problema e cobrar possíveis soluções dos órgãos competentes.

Segundo informou o vereador Vaninho – que faz parte da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, as informações que foram discutidas durante a audiência serão encaminhadas ao Ministério Público, ao Executivo municipal, bem como as empresas instaladas em Itatiaia.

“É a saúde dos moradores de Itatiaia e o nosso Meio Ambiente que estão em jogo. Essa audiência comprovou a insatisfação da nossa população e a preocupação com a nossa saúde. Vamos documentar e encaminhar ao Ministério Público para que possamos, definitivamente, eliminar qualquer dúvida sobre a qualidade do nosso ar e da água”, explicou Vaninho.

O empresário e Conselheiro de Turismo e Meio Ambiente de Itatiaia, Miguel Monte, parabenizou a iniciativa do vereador Vaninho e destacou a importância de promover outros eventos para mobilizar a população.

"Existe uma cadeia de responsabilidades que começa o agente local, no caso da Secretaria de Meio Ambiente, seguindo o bom senso, mesmo não tendo uma análise, pois é uma demanda que dá para ouvir a comunidade, ver por fotografias, e então começar a fazer o trabalho para averiguar o que estão lançando no meio ambiente. É preciso mais do que isso, é necessário mobilizar a população", frisou Miguel, ex-morador de Penedo - atualmente reside em Resende.

Estiveram na audiência: o prefeito, Eduardo Guedes; o vice, Jabá; o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio; além dos vereadores: Vander Leite, Leonardo Seixas, Eduardo de Almeida, João Márcio e Andrea do Dilino. Na esfera estadual, quem marcou presença foi o deputado estadual e membro efetivo da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, Dr. Julianelli (PSB). Do quadro técnico, os que fizeram parte da Mesa foram: a doutoranda e Biogeógrafa da UERJ, Ana Cristina, e o Gestor de Ambiental, Luiz Felipe Cesar.

Comentários