12 setembro, 2016
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Gerenciamento de Crise - as alternativas e estratégias para reverter crises de gestão no segmento do food service

Instalada a crise, algumas estratégias são importantes para o seu gerenciamento e a reversão do quadro crônico

O primeiro passo é identificar a origem da crise, se foi desencadeada por fatores externos ou internos. Se for externa, as ações são limitadas, a não ser o seu monitoramento. Mas se foi provocada por fatores internos, algumas estratégias são imprescindíveis para a correção:
- o gestor de restaurante pode utilizar toda a sua criatividade e reinventar alguns pratos do cardápio;
- desenvolver novos fornecedores e estabelecer parcerias com os já consolidados;
- utilizar técnicas para reuso da água, dentre outras possibilidades;
- Os colaboradores são o coração de toda empresa. Deles depende toda a produção de bens, alimentos e tudo o que a organização fabricar. Os recursos humanos são o bem mais valioso da organização, e como tal, precisam ser bem tratados e motivados. O primeiro passo é a alta direção comunicar os fatos e direcioná-los as novas estratégias. A comunicação é fundamental para que todos tomem ciência dos rumos da empresa, possam ser atores do processo de transformação e se sintam encorajados e dentro do processo de mudança;
v avaliar e reter talentos, além de criar, analisar e tomar decisões sob indicadores de desempenho, presentes em todas as áreas e processos da organização também integram as estratégias do gestor no campo dos recursos humanos.
v Inovação e tecnologia. Pode parecer contrasenso, mas investir em inovação e tecnologia, mesmo durante uma crise, pode fazer toda a diferença. As novas tecnologias podem contribuir para a produtividade, qualidade e a padronização dos produtos oferecidos. Também tendem a reduzir custos. Porém é preciso que os gestores de restaurantes enxerguem os benefícios que as inovações tecnológicas podem trazer ao seu negócio, por isso é importante a busca de informação e investir neste quesito.

Demandas e expectativas do cliente
A história da economia mostra-nos que crises são cíclicas. A fim de minimizaa queda nos resultados e, pelo menos mantê-la num patamar administrável, outra estratégia positiva para gerir um negócio é ouvir o cliente, suas demandas e expectativas, estar sempre atento as mudanças do mercado e as novas perspectivas.

O setor de restaurantes é extremamente competitivo, os insumos aplicados na produção de alimentação sofrem ao longo do ano oscilações climáticas e de mercado, que impactam diretamente nos custos. Neste contexto, as empresas precisam rever sua engenharia de cardápio, buscando insumos mais baratos e sazonais, além de elaborar uma apresentação criativa e que chame a atenção dos seus clientes. O primeiro sentido a ser despertado é a visão, logo, a apresentação precisa ser impecável, mesmo que a matéria-prima da iguaria não seja tão nobre.

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