GMVR faz balanço da Semana Nacional do Trânsito
Noventa e cinco veículos foram abordados; 78 receberam a multa moral
Durante a semana passada, entre os dias 21 e 25, a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), em parceria com Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e a Suser (Superintendência dos Serviços Rodoviários), realizou uma campanha de educação no trânsito, aplicando a multa moral para quem cometeu infrações no trânsito, mas também entregou um certificado aos que tiveram bom comportamento. O evento foi pela Semana Nacional do Trânsito, cujo tema deste ano foi “Seja Você a Mudança no Trânsito” e os flagrantes – do certo e do errado - foram feitos pelas cerca de 200 câmeras de monitoramento do Ciosp, espalhadas pela cidade.
Nesses dias, foram feitas 95 abordagens; 78 advertências, com a aplicação da multa moral pelos guardas mirins; 14 elogios, com a entrega do certificado de bom comportamento no trânsito, também pelos guardas mirins, além de três autuações - feitas porque os condutores não concordaram em ir até o ônibus do Ciosp, parado na Vila Santa Cecília, para onde eles eram encaminhados após a abordagem para assistir às imagens captadas pelas câmeras do certo ou do errado. Desde o primeiro dia, a campanha foi elogiada até mesmo por quem levou a multa moral, que foi aplicada numa tenda montada ao lado do ônibus do Ciosp, na Vila Santa Cecília.
A dinâmica foi assim: primeiro o condutor foi filmado cometendo uma infração; logo mais à frente ele foi abordado por um guarda municipal, que o convidou para ir até o ônibus do Ciosp, onde a imagem já estava separada. Ele se dirigia ao interior do ônibus; assistia à imagem da infração sendo cometida, e se deslocava até a tenda para receber a multa moral, ficando assim livre da autuação. “Achei a idéia muito boa. A gente comete erros no trânsito que pode custar uma vida. Daqui pra frente vou prestar mais atenção”, disse um condutor que recebeu a multa moral, mas não quis se identificar.
Quanto ao motorista que apresentou bom comportamento no trânsito e foi filmado pelas câmeras, da mesma forma foi convidado para assistir às imagens e recebeu o certificado de bom comportamento. Foi o caso do condutor Alessandro, que fez questão de posar para foto junto aos guardas mirins, mostrando o seu certificado.
“A campanha foi muito bem aceita pelos condutores, até mesmo para os que receberam a multa moral. Como a educação no trânsito tem que ser constante, vamos repetir essa campanha pelo menos uma vez por semana”, afirmou o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Comentários