Governador sanciona "Programa de Ecolavagem" de autoria da deputada Marcia Jeovani
Foi sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) a Lei nº 7.196, de 7 de janeiro de 2016, que institui o "Programa de Ecolavagem" no estado do Rio de Janeiro. O projeto é de autoria da deputada estadual Marcia Jeovani (PR) e foi considerado uma das alternativas para minimizar o impacto da crise hídrica no Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo principal do programa é implementar através de ações educativas e pontuais a redução de consumo de água tratada no estado. Dessa foma, o Ecolavagem sensibiliza e estimula os consumidores, usuários e empresários, que fazem uso de lavagem de carro, a usar produtos biodegradáveis como solução inovadora para evitar o gasto em excesso de água.
"A crise hídrica afeta diversos estados do país e se cada um fizer a sua parte com certeza a contribuição será importante para evitar o desperdício e isso reflete principalmente no consumo humano. É de suma importância pensarmos em políticas públicas voltadas para essa situação, tendo em vista que apenas 3% da água do planeta é potável", ressaltou a deputada estadual Marcia Jeovani.
A lavagem ecológica ou biolavagem de carros evita o desperdício de vários litros de água que iriam literalmente pelo ralo em uma lavagem convencional. Enquanto o método tradicional gasta mais de 80 litros em cada veículo, através da ecolavagem é gasto apenas 400 ml, menos que um copo d'água na hora de lavar o carro. Por exemplo, um lava-rápido que atende de 70 a 80 clientes por dia, a economia de água pode chegar a quase seis mil litros diários.
Comentários