Image
10 julho, 2025
Comentários

Governo do Estado apoia etapa sul-americana de surf na Prainha

Paraíso dos surfistas, a Prainha, na zona oeste do Rio, será palco de mais uma competição internacional - a WSL Layback Pro, sétima etapa do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) sul-americano. O torneio, que acontece de 9 a 13 de julho, tem apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

– É uma grande satisfação receber a WSL LayBack Pro aqui no Rio de Janeiro, reunindo alguns dos melhores atletas do surfe mundial e fortalecendo ainda mais a presença do nosso estado no cenário internacional do esporte. A competição valoriza nossas praias, movimenta a economia local e inspira jovens talentos que sonham em seguir carreira na modalidade. Temos orgulho de apoiar iniciativas como essa, que unem esporte, turismo e desenvolvimento – destacou o secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani.

Com a atualização de nível para QS 4000, que oferece 4.000 pontos no ranking regional da WSL, o evento potencializa as chances de classificação dos atletas ao Challenger Series, circuito de acesso à elite mundial do surf, no qual é necessário terminar entre os 10 melhores do QS sul-americano para garantir vaga.

Além do espetáculo no mar, o WSL Layback Pro Prainha Rio 2025 vai oferecer diversas atrações na areia, como workshops de jiu-jitsu, aulas gratuitas de yoga, feira com produtos de empreendedores locais, mini-rampa de skate, com aulas para iniciantes, e uma programação voltada para a educação ambiental.

Entre as atividades, estão oficinas artísticas em contato com a natureza, ações práticas voltadas à conservação de ecossistemas costeiros e caminhada guiada para promover a sensibilização ambiental por meio da vivência em ecossistemas naturais e da valorização da biodiversidade local.

Comentários