18 fevereiro, 2014
Comentários

Grandes redes do comércio varejista chegam à Itatiaia gerando empregos e atraindo consumidores

"

A simpática Maria José Garcia (foto), de 77 anos, é daquelas pessoas que são capazes de quase tudo para se sentir mais perto de seus entes queridos. E quando o neto foi parar do outro lado do mundo, a moradora do Centro de Itatiaia não pensou duas vezes para entrar de cabeça na modernidade tecnológica. “Eu comprei um ‘smartphone’ com ‘whatsapp’ para falar com meu neto que vai passar um ano na Austrália”, revela a aposentada referindo-se ao aplicativo (whatsapp) que permite aos telefones inteligentes (smartphones) trocarem mensagens instantâneas em qualquer parte do mundo.
Dona Maria José não precisou ir muito longe para se sentir “mais perto do neto”, afinal a loja de eletroeletrônicos fica a poucos metros de onde ela mora, uma comodidade que beneficia milhares de moradores do município. “Esse desenvolvimento eu estou vendo com otimismo porque Itatiaia realmente não tinha nada, a gente dependia de Resende pra tudo e agora a gente já passa a utilizar mais nosso comércio”, explica.

""
O crescimento do comércio que alegra dona Maria José também pode ser visto do outro lado do balcão. A loja de eletroeletrônicos, por exemplo, pertence a uma grande rede varejista que se instalou em Itatiaia no começo de dezembro do ano passado e já emprega 25 pessoas, sendo 22 moradoras do município, segundo informou o gerente da unidade, Leandro Carneiro Cruz.


A história se repete na filial de uma loja de utilidades, instalada há pouco mais de um ano no Centro. Por lá, todos os seis funcionários são moradores de Itatiaia, incluindo a jovem Shalon da Rosa Costa (19) que encontrou na expansão do comércio uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Está sendo uma experiência muito boa, gosto muito daqui, as pessoas são muito legais, tanto as pessoas que trabalham aqui, quanto os clientes, são muito ‘gente boa’”, diz a estudante, moradora da Vila Flórida.
Outra jovem que está satisfeita com o crescimento do comércio de Itatiaia é a dona de casa Ana Paula Ferreira Dias (22). “Estou gostando porque antigamente a gente tinha que ir comprar em outros lugares. Que nem hoje: eu vim aqui comprar em vez de ir para outro município”. A fidelidade da moradora da Vila Niterói e de outros clientes ajuda não só a manter o emprego de Shalon e de seus colegas como também garante a própria permanência do estabelecimento na cidade. É o que avalia a gerente da loja, Cleuza Brauzenes de Souza: “Quando abrimos a loja aqui, achávamos que íamos fazer sucesso e não temos do que reclamar, os clientes são fiéis e a (filial da)  loja veio para suprir as necessidades das pessoas, porque tudo era fora e até então não tinha uma loja do porte dessa aqui em Itatiaia, a expectativa está sendo cumprida”, comemora.
A cliente Marcelina Ferreira (49) não só reforça as palavras de Cleuza, como resume um pouco do sentimento de muitos moradores com relação ao crescimento comercial da cidade. “É uma boa, precisa crescer e são oportunidades de emprego também. São muito bem-vindas”.  E mesmo quando o assunto é a bacia de plástico que ela foi comprar na loja de utilidades no dia em que concedeu esta entrevista, Marcelina é taxativa: “Em outros tempos tinha que recorrer à outra cidade”.

Os números do desenvolvimento
O prefeito Luis Carlos Ypê (PP) anunciou recentemente que a arrecadação prevista para o município este ano é de R$ 173 milhões, montante quase quatro vezes maior que os cerca de R$ 50 milhões registrados em 2009, quando ele assumiu a administração de Itatiaia. Segundo ele, foi preciso que o governo municipal atraísse mais empresas do setor industrial para que novos empregos surgissem em Itatiaia fazendo alavancar a economia local, em especial o comércio e a prestação de serviços. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Denilson Sampaio, informou que somente em 2013 foram contabilizadas no município 60 novas empresas comerciais, as quais ele estimou terem gerado pelo menos 150 empregos dos 800 novos postos de trabalho abertos em Itatiaia em 2013. Denilson disse ainda que o comércio do município registrou um crescimento médio de 15% no ano passado e deixou escapar que já está praticamente acertada para este ano a instalação das Lojas Americanas na cidade, outra gigante do setor varejista, além de outras empresas.

"

Comentários