Guarda Municipal de Barra Mansa inicia curso para porte de arma
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciou nesta segunda-feira (22), o Curso de Armamento e Tiro para o Porte de Arma da Guarda Municipal. A capacitação acontece na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), no Centro, e representa mais um importante passo no fortalecimento da segurança pública da cidade.
O primeiro dia de atividades contou com a presença do prefeito Luiz Furlani; da comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Amanda Neves Ferreira; do secretário municipal de Ordem Pública, Daniel Abreu; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar de Carvalho; do comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM), Paulo Sérgio Valente; da presidente do Conselho Municipal de Segurança, Regina Dornas; dos vereadores Bruno Oliveira, Deco, Elias da Corbama, Jefferson Mamede, Júnior da Van, Klevis Farmacêutico e Marquinho Pitombeira; do presidente da CDL-BM, José Paulo Nogueira; e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, Bruno Paciello.
As instruções são ministradas por especialistas do 28º BPM - policiais Moura e Welescley - que abordam temas relacionados ao uso responsável da arma de fogo, legislação, técnicas operacionais e procedimentos de segurança. A capacitação tem duração aproximada de 15 dias e carga horária de 160 horas-aula, distribuídas entre atividades teóricas e práticas.
Para garantir a continuidade dos serviços prestados à população, os agentes foram divididos em turmas de dez integrantes, evitando impactos no efetivo que atua diariamente nas ruas. Após a conclusão da primeira turma, novos grupos passarão pelo treinamento.
O prefeito Luiz Furlani destacou a importância da qualificação dos agentes e das parcerias para o fortalecimento da segurança pública municipal.
- Estamos investindo na capacitação, no preparo e nos equipamentos para que nossos guardas municipais atuem cada vez melhor em defesa da população e com segurança nas ruas. Ao final deste curso, teremos profissionais mais preparados, qualificados e habilitados a portar e utilizar essa arma com responsabilidade, sempre em defesa do cidadão. Agradeço a parceria da Câmara Municipal, das entidades representativas do comércio e da indústria, e também da Polícia Militar, que nos permite avançar rumo a uma cidade cada vez melhor para todos - destacou o prefeito.
O secretário municipal de Ordem Pública, Daniel Abreu, enfatizou que a iniciativa faz parte de um amplo conjunto de investimentos realizados pela administração municipal na área da segurança.
- Barra Mansa vive um momento histórico de fortalecimento da segurança pública. Estamos investindo de forma contínua em tecnologia, equipamentos, estrutura e qualificação profissional, sempre com foco na proteção da população e na valorização dos nossos agentes. A formação para o porte de arma representa mais uma etapa desse processo de modernização da Guarda Municipal, garantindo melhores condições de trabalho e ampliando a capacidade de atuação da corporação - destacou Abreu, acrescentando:
- O porte de arma exige responsabilidade, preparo técnico e equilíbrio emocional, e é exatamente isso que este curso proporciona. Vamos ampliar a presença ostensiva da Guarda nas ruas com profissionalismo, técnica e segurança. Além disso, já contamos com um guarda municipal da nossa corporação certificado e habilitado para atuar como instrutor, o que demonstra a evolução e o alto nível de qualificação que estamos alcançando - ressaltou o secretário.
Segurança e proteção
O comandante da GMBM, Paulo Sérgio Valente, enfatizou os benefícios que a capacitação trará para a atuação da corporação. “Este é um momento muito importante para a Guarda Municipal. Estamos nos preparando para oferecer ainda mais segurança à população, mas também para garantir mais proteção aos nossos agentes durante o exercício de suas funções. É um avanço para toda a cidade. Aproveito para agradecer ao 28º BPM e à tenente-coronel Amanda pela parceria e pelo apoio fundamental na realização deste treinamento”, afirmou.
Após a conclusão do curso, os resultados do treinamento e das avaliações de aptidão psicológica serão encaminhados à Polícia Federal, órgão responsável pela autorização do porte de arma de fogo. Com a liberação, os guardas municipais estarão aptos a atuar armados nas ruas, ampliando a capacidade de resposta da corporação e reforçando as ações de segurança no município.


Comentários