01 fevereiro, 2016
Comentários

Guarda Municipal de Barra Mansa passa a ter acesso a rede de dados nacional

Infoseg foi disponibilizado para o Município este mês; sistema já está sendo utilizado pelo comando da GM

A partir de agora a Guarda Municipal de Barra Mansa conta com mais um mecanismo para auxiliar na segurança pública e melhorar o atendimento à população: o Infoseg. A rede de dados nacional reúne informações sobre condutores, veículos, desaparecidos, entre outros. O sistema, que era utilizado apenas pela Polícia Civil, foi disponibilizado para a Guarda Municipal este mês e já está sendo utilizado pelo comando da corporação.

De acordo com o comandante da GM, Moisés de Paula Freitas, o acesso ao Infoseg vai minimizar os problemas de pesquisas enfrentados pela corporação. “A Guarda Municipal de Barra Mansa dependia da Polícia Civil para realizar pesquisas na rede de dados. Com a disponibilização do acesso, nosso processo será mais rápido e mais seguro. É um sistema altamente protegido, que possui todas as informações que precisamos para trabalhar e garantir a segurança da população", explicou Moisés.

O Infoseg disponibiliza ainda o Sisme (Sistema de Intercâmbio de Informações de Segurança do Mercosul), que permite a troca de dados sobre roubos de carros, pessoas desaparecidas e criminosos procurados pela polícia de todos os países do Mercosul. "Também temos acesso a informações da Interpol, que é a Organização Internacional de Polícia Criminal. Através desse campo de pesquisa, conseguimos identificar informações de pessoas de outras nacionalidades que estejam circulando pelo município", frisou o comandante.

Esta é a primeira vez que a Guarda Municipal de Barra Mansa tem acesso a rede de dados nacional. A ideia é que, em breve, todos os inspetores da corporação também acessem o Infoseg. "Hoje somente o comando tem o acesso. Os guardas municipais solicitam a pesquisa através do nosso grupo de trabalho. Futuramente todos os inspetores terão acesso. Outros municípios utilizam o Infoseg e é um sucesso. O sistema é excepcional", finalizou Moisés.

Comentários