13 março, 2017
Comentários

Guarda Municipal de Quatis receberá rádios transmissores usados nas Olimpíadas do Rio

Efetivo da corporação dobrou na primeira gestão do prefeito Bruno de Souza

        O prefeito Bruno de Souza (PMDB) informou hoje que a Guarda Municipal receberá, até a primeira quinzena de abril, 30 rádios retransmissores utilizados pelos agentes de segurança que atuaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. As duas competições foram realizadas no Rio de Janeiro.
Segundo o prefeito, a doação dos equipamentos faz parte de termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, instituição responsável pelo esquema de segurança destas duas competições internacionais.
        Bruno destaca que, com a chegada dos equipamentos, “os agentes da corporação em Quatis passarão a ter um auxílio importante na comunicação do efetivo a cada plantão, além de tornar ainda mais eficiente o serviço prestado pela Guarda Municipal à população”.
A doação dos rádios transmissores à Prefeitura de Quatis foi solicitada, no ano passado, durante os encontros regionais dos comandantes das guardas municipais de 13 cidades do sul fluminense. O secretário de Ordem Urbana do Município, Brás Júnior, representou a prefeitura na assinatura do termo de cooperação voltado à cessão dos equipamentos. Entre os serviços nos quais os guardas municipais passarão a usar os rádios transmissores estão a vigilância das repartições públicas e o ROES (Ronda Ostensiva Escolar).
Para Bruno de Souza, “os equipamentos colocam em prática também outro investimento importante na valorização da Guarda Municipal enquanto segmento de fundamental importância na área da ordem pública”. Um dos avanços obtidos a favor da corporação foi o aumento do contingente, que era formado por 39 agentes em 2013 e chegou a 81 no final do ano passado. Os 42 novos guardas incorporados ao trabalho foram admitidos em julho e outubro de 2016, por meio de concurso público.
        Atualmente, contam com a vigilância da Guarda Municipal as seguintes instituições: Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis; Clínica da Família; policlínica; Centro Municipal de Educação Infantil Professora Adriana Maria de Souza (Santa Bárbara); Creche Municipal Professora Conceição Aparecida (Jardim Pollastri); escolas municipais Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), Maria Helena Rafael (Centro), Victória Maria Prazeres e Valeriano (Jardim Pollastri) e CIEP Municipalizado Marciana Machado D`Elias (Nossa Senhora do Rosário); Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Jardim Independência; pórtico de entrada na cidade (no período da noite); ginásio poliesportivo do bairro Nossa Senhora do Rosário; unidade do Programa Saúde da Família do bairro Jardim Independência; CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e o estacionamento de veículos da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Euclides Cotia, entre outras.
        Já o trabalho de ronda escolar acontece de segunda a sexta-feira, nos horários de entrada e saída de alunos, nos turnos da manhã e da tarde, incluindo o período do recreio, nas unidades de educação infantil dos bairros Santa Bárbara do Jardim Pollastri; nas escolas municipais Julieta Sampaio, Maria Helena Rafael (ambas no Centro), Henry Nestlé (São Benedito), Edméia Dulce de Barros Franco (Jardim Independência) e no CIEP do bairro Nossa Senhora do Rosário. Este trabalho nas unidades de ensino é feito por cinco agentes a cada plantão. Os agentes trabalham com o auxílio de três carros e uma motocicleta.
        - Os guardas permanecem meia hora nas imediações das escolas, pela amanhã e à tarde, além de ficar pelo mesmo período no horário de recreio. São visíveis os resultados positivos das rondas escolares. Nos últimos meses, por exemplo, não houve registros de conflitos entre estudantes, e também não ocorreram casos de furtos nos estabelecimentos da rede municipal de ensino – concluiu o subcomandante da Guarda Municipal, João Evangelista Eurico.
Fotos 1 e 2: ronda escolar na Escola Maria Helena Rafael

Comentários