Image
30 julho, 2019
Comentários

Guarda Municipal de Quatis terá novas instalações

    Com o efetivo ampliado a partir de 2015, quando foi realizado um concurso público visando à admissão de mais servidores públicos, em diversos setores da administração pública da cidade, incluindo o aumento de agentes da corporação, a Guarda Municipal passará a funcionar em novo endereço, a partir desta quinta-feira, dia 01º de agosto. A corporação, que se localiza atualmente na Avenida Avelino Batista Soares, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, será transferida para a Praça Getúlio Vargas 6, a praça da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. Os dois endereços se localizam no Centro de Quatis.

        O comandante da Guarda Municipal, João Eurico Evangelista, informa que o novo imóvel é mais amplo, possuindo sete cômodos, “o que significa melhores condições de trabalho e mais espaço aos agentes”. A atual sede dispõe de quatro cômodos. Ele explica que “a mudança do batalhão amplia as ações realizadas pela administração do prefeito Bruno de Souza (MDB) visando à valorização da categoria e à melhoria do trabalho de vigilância do qual a corporação é encarregado”. A nova sede acaba de receber serviços de melhorias executados pela própria prefeitura.

Subordinado à Secretaria de Ordem Urbana do Município, a Guarda Municipal atua na vigilância das repartições públicas da prefeitura, incluindo escolas e unidades de saúde; no ordenamento e na vigilância do sistema viário da cidade, além da proteção do meio ambiente de Quatis, via grupamento ambiental, cuja formação ocorreu a partir do fim do ano passado, assim como o grupamento de trânsito. O trabalho de vigilância das escolas, especialmente nos horários de entrada e saída de alunos, é reforçado com a ronda escolar. Além disso, a guarda dispõe de um trailer baseado no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (Nossa Senhora do Rosário), no qual um guarda fica de plantão a cada 24 horas.

Em janeiro de 2013, quando o prefeito Bruno de Souza iniciou seu primeiro mandato à frente do poder executivo, a corporação era formada por apenas 34 agentes. Hoje, o contingente tem 77 guardas municipais, entre o grupamento de trânsito, o grupamento ambiental, o grupo de vigilância patrimonial e a equipe de graduados, integrada por monitores, inspetores, o subcomandante e o comandante. O aumento do efetivo foi possível graças ao concurso de 2015, através do qual foram admitidos mais 43 guardas ao longo dos últimos três anos.

- Não só o número de guardas municipais cresceu, mas as atribuições da nossa corporação também foram ampliadas, daí a necessidade de ações para melhorar as condições de trabalho dos agentes. As novas instalações serão mais amplas e de fácil acesso para a população. A nossa expectativa é de que, no novo endereço, as condições de trabalho do batalhão sejam ainda mais melhoradas – destacou o comandante João Eurico, informando também que, atualmente, a Guarda Municipal tem três carros e uma motocicleta.

Dois dos mais recentes avanços adotados pela Prefeitura de Quatis visando à valorização da Guarda Municipal, o grupamento ambiental e o grupamento de trânsito têm oito agentes, cada um. A formação do grupamento ambiental ocorreu no final de 2018, começando pela realização de um processo de seleção entre os agentes interessados em fazer parte do segmento, e seguido posteriormente pela capacitação dos guardas aprovados no respectivo processo. Já os agentes lotados atualmente no grupamento de trânsito foram capacitados no controle e na fiscalização do sistema viária pela Guarda Municipal de Barra Mansa.

- Existem dois turnos de trabalho na corporação em nossa cidade, sendo um deles de 12 por 36 horas e o outro de 24 por 72 horas – acrescentou o comandante, destacando ainda que, entre as melhorias implantadas pela administração do prefeito Bruno de Souza a favor da corporação estão a ampliação do adicional por risco de vida, que passou de 30 para 60 por cento, e a criação do auxílio uniforme, mediante o qual os agentes recebem um auxílio financeiro duas vezes por ano visando à aquisição das novas peças do vestuário de trabalho.

Comentários